bandeira da inglaterra
e bandeira do reino unido

Qual a diferença entre a bandeira da Inglaterra e a bandeira do Reino Unido? A bandeira da Inglaterra é extremamente simples: uma cruz vermelha sobre um fundo branco. A cruz representa a espada de São Jorge, que é o santo padroeiro da Inglaterra. Já a bandeira do Reino Unido, tem mais cores. Mas também há diferenças quanto aos significados.

bandeira da inglaterra

Bandeira da Inglaterra – Cruz de St George

Descubra mais:

Para saber mais sobre a história da Inglaterra visite o nosso blog

Como funciona o sistema politico do Reino Unido?

Bandeira da Inglaterra – a cruz de São Jorge

Quem anda pela City of London (não confundir com Londres), e presta um pouco de atenção, vai ver que o símbolo de São Jorge enfrentando o dragão com a sua espada está em toda parte.

A lenda nasceu no início da era cristã, quando um soldado romano enfrentou um dragão para proteger uma princesa. Ao longo do tempo, São Jorge passou a ser um dos santos mais populares entre os cristãos.

bandeira da escócia

Bandeira da Escócia – Cruz de St Andrew

O qu significa o branco da espada na bandeira?

O branco vem dos tempos das cruzadas e remete ao Rei Henrique II, que, durante uma batalha no século XII, usou uma espada branca ao invés de uma vermelha, como era comum. Considerando-se a longa história do país, a bandeira da Inglaterra é relativamente nova: só foi oficializada no século 16.

bandeira norte irlandesa

Bandeira da irlanda do Norte – Cruz de St Patrick

Saiba mais:

Qual a diferença entre Grã-Bretanha, Inglaterra e Reino Unido?

Bandeira do Reino Unido – Union Jack

A  bandeira do Reino Unido também é conhecida como Union Jack ou Bandeira da União. Mas a partir do momento em que você entende a diferença entre Inglaterra e Reino Unido, fica fácil identificar as duas bandeiras.

Basta entender que a Inglaterra é um país, enquanto que o Reino Unido engloba 4 diferentes países, Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda do Norte. Aí fica fácil entender as diferenças. Abandeira do Reino Unido é a união das bandeiras de 3 países: Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia, em uma.

union jack

Bandeira do Reino Unido – Cruzes de St George, St Andrew e St Patrick

As bandeiras e os santos padroeiros

Assim como a Inglaterra, os outros países do Reino Unido também têm seus santos padroeiros. O da Escócia é St Andrew; do País de Gales, é St David; e St Patrick, santo padroeiro da Irlanda e Irlanda do Norte.

É sempre bom lembrar que, das duas Irlandas, só a do Norte faz parte do Reino Unido. As 3 cruzes que aparecem nas bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, formam a bandeira do Reino Unido. Apenas a bandeira do País de Gales não está representada na Union Jack.

bandeira do país de gales

Bandeira do País de Gales

Por que a bandeira do País de Gales não está representada?

A pergunta natural é: “Porque a bandeira do País de Gales não está representada na Union Jack?” A razão é que na época em que a bandeira do Reino Unido foi criada, o País de Gales fazia parte do Reino da Inglaterra. Considerou-se, então, que o país já estava representado. A ironia é que muitos consideram a bandeira do País de Gales uma da mais antiga em uso por um país. Mas foi só em 1959 aconteceu o reconhecimento oficial da bandeira como símbolo da nação galesa.

Por outro lado, Escócia e Irlanda do Norte tornaram-se parte do Reino Unido através de tratados políticos. O reconhecimento tardio do País de Gales fez com que não se considerasse a hipótese de se mudar a forte identidade da já reconhecida e Union Jack.

bandeira da grã-bretanha

Bandeira da Grã-Bretanha

A bandeira da Grã-Bretanha 

Reparou como a bandeira da Grã-Bretanha é muito parecida com a bandeira do Reino Unido? A razão é simples: a Grã-Bretanha é a região que abrange as ilhas da Inglaterra, Escócia e País de Gales. Por isso, a bandeira tem as cruzes dos santos padroeiros da Inglaterra e da Escócia. Também é a razão para que ela tenha ficado fora de uso.

A Grã-Bretanha existe como região geográfica, mas deixou de existir como região política, com o surgimento do Reino Unido, em 1801. A partir de então, ela deixou de ser usada. Resumo da ópera: entender os símbolos destas bandeiras ajuda a entender um pouco da história de cada um dos 4 países.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv