bandeira do reino unido
história da union jack

A bandeira do Reino Unido, também conhecida como Union Jack (Bandeira da União), tem as cores e os elementos representativos das bandeiras de 3 países: Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Para o bom observador, uma curiosidade que logo é notada é a ausência da bandeira do País de Gales, uma vez que o país também faz parte do Reino Unido. Vamos ver tudo isso no decorrer desse texto.

union jack

Bandeira do Reino Unido – Cruzes de St George, St Andrew e St Patrick

Descubra mais:

Os Tudor e a rosa que uniu as cores dos símbolos de 2 famílias inimigas

Bandeira do Reino Unido – 3 cruzes, 3 santos padroeiros

Para entender a Bandeira do Reino Unido é preciso prestar atenção e perceber que existem nela 3 cruzes, duas vermelhas e uma branca: a cruz de St George, padroeiro da Inglaterra, vermelha; a cruz de St Andrew, também vermelha, padroeiro da Escócia; e a cruz de St Patrick, padroeiro da Irlanda, branca. Oficialmente, ela é chamada de Bandeira do Reino Unido e da Irlanda do Norte. Esse nome deriva do fato que havia antes a bandeira criada com a união dos Reinos da Inglaterra e Escócia, em 1707, que deu origem ao Reino Unido da Grã-Bretanha. Em 1801, veio a união com a Irlanda e, consequentemente, a cruz de St Patrick foi adicionada.

bandeira do reino unido

Bandeira da Inglaterra + Bandeira da Escócia + Bandeira da Irlanda do Norte = Bandeira do Reino Unido

Bandeira do País de Gales – ausência notada

A ausência da cruz que aparece na bandeira do País de Gales tem origem na forma como o Reino Unido foi formado. O País de Gales foi anexado ao Reino da Inglaterra em 1277. Ou seja: foi uma integração feita à força, ao contrário de Escócia e Irlanda, que se juntaram à Inglaterra através da assinatura de tratados políticos. Por isso, se considerou que o País de Gales já estaria representado pela bandeira inglesa. A autonomia como país só aconteceu no século XIX, mas em relação à Union Jack ficou tudo como estava. A ironia é que a bandeira galesa é considerada a mais antiga do mundo, ainda em uso.

bandeira do país de gales

Bandeira do País de Gales

Uma bandeira em outras bandeiras

Durante a expansão do Império Britânico aconteceu também a expansão do uso da bandeira do Reino Unido. Em geral, ela era inserida nas bandeiras das colônias. Alguns países, mesmo depois da independência, continuam a ter a Union Jack na bandeira nacional. Dois bons exemplos são a Austrália e a Nova Zelândia. Há casos ainda mais curiosos, como o Havaí, único estado dos EUA a manter a Union Jack como parte da própria bandeira.

bandeira da austrália

Bandeira da Austrália

De onde vem o termo Union Jack

Existem diferentes versões para o surgimento do termo “Union Jack”, pelo qual a bandeira ficou conhecida. Nenhuma versão, no entanto, é aceita ou relatada em documentos oficiais, que preferem a versão de que a origem ficou perdida no tempo. Só como curiosidade, há uma versão que diz que o termo deriva do Rei James II, pioneiro na tentativa de organizar uma união entre Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda. Também corre uma versão segundo a qual o Rei Charles II ordenou que a Bandeira da União só deveria ser usada nos navios da força naval, como um “jack”, termo usado para a pequena bandeira nas proas dos navios, para identificar as nacionalidades dos mesmos. Mas, como foi dito, nenhuma versão é oficialmente aceita.

bandeira do reino unido

Uma bandeira fashion

Também como consequência do domínio britânico, a Bandeira do Reino Unido tornou-se reconhecida em todos os cantos do mundo. Isso a levou a tornar-se um objeto do desejo, assim como referência para artistas e profissionais da moda e do design. É impossível entrar em uma loja de souvenirs em Londres, por exemplo, e não encontrar roupas e objetos com elementos e cores da bandeira.

bandeira do reino unido

Em outras palavras: além de símbolo nacional, a bandeira britânica é uma marca que vale muito para o marketing da imagem e do turismo no país. Assim como o táxi preto, o ônibus vermelho de dois andares, ou mesmo o famoso Big Ben, a Union Jack é um ícone imediatamente associado aos valores britânicos.

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv