banhos de sol, reliquias,
culinária, encontro virtual
22 dias
Mais um dia que se vai, mais um dia na vida dos nossos bravos guerreiros na série ‘Um Dia de Cada Vez‘. Cada um dos participantes tem encontrar a maneira ideal de ir superando cada minuto das 24 horas do dia, mantendo-se firme num propósito: não ser um elo na corrente que faz com que o Coronavírus se espalhe.
Em casas distintas, mas na mesma cidade, Recife, Mônica Feijó e Amaro Filho coincidiram numa forma de prece ao sol. Se o astro rei é precioso na vida de qualquer pessoa, é mais ainda na de quem convive com ele quase que diariamente, como é o caso do nordestino.

Mônica Feijó
Veja os outros vídeos da série
Em Londrina, o dia começa no quarto da Renata Sucupira, onde ela aproveita que não tem que sair cedo da cama, é um sábado, afinal, para um bom exercício de leitura. O livro escolhido é ‘A Velha Senhora’, do escritor belga Georges Simenon. Renata também teve tempo para um momento de nostalgia ao resgatar discos de vinil que ela ouvia ainda na adolescência.

Renata Sucupira
Um destaque entre as ‘bolachas’ é o disco Pierre et le Loup (Pedro e o Lobo), de Serge Prokofiev, que Renata recorda como sendo parte essencial do aprendizado musical. Pedro e o Lobo é uma história infantil, contada através da música, onde os personagens são representados por instrumentos. Por isso, como diz Renata, é uma excelente forma de se ensinar música para os filhos.
Mônica e Alexandre desceram para a parte externa do prédio onde vivem para um bom banho de sol. Mas também deu tempo para uma sessão leve de exercícios, cuidar de uma plantinha e, claro, observar as peripécias da mascote da família, Vitamina, na caça às lagartixas.

Vitamina
Amaro, por sua vez, não saiu de casa. Depois de um belo banho, ele mostra como a luz solar invade o apartamento onde está passando a quarentena, assim como algumas latas de cerveja que relembram como foi a noite passada. Em seguida, ele parte para uma atividade deliciosa: preparar em belo feijão com muitos legumes.

Amaro Filho
Em Londres, eu andei ocupado com os preparativos da minha feijoada. Eu já havia mencionado isso no vídeo passado, só que agora eu já estou em outro estágio do processo. O feijão, como todos os seus ingredientes está pronto para ir ao fogo. Coincidentemente, em Recife, Amaro Filho está a mil com o preparo do feijão dele.
A caminho do final do dia, ainda temos tempo para uma deliciosa receita de torrada com queijo da Mônica Feijó, o banho de sol de Renata, se deliciando com Physalis. Embora o nome soe estranho, é uma fruta muito encontrada no Norte e Nordeste do Brasil, onde é conhecida por nomes muito peculiares: bucho de rã, bate testa, mata fome, entre outros. É uma fruta muito rica e usada para se fazer doces sofisticados.

Renata Sucupira
E fechamos o vídeo 22 da nossa série ‘Um Dia de Cada Vez’ com imagens de convidados muito especiais. Trata-se do casal Sean e Louise McGran, ele escocês, ela inglesa. Era um encontro que estava marcado antes mesmo do início da quarentena, mas que os acontecimentos fizeram com que que ele passasse de real a virtual. E ainda contamos com a aparição da duas belas filhas do casal, Olivia e Ella.