cutty sark em greenwich
o barco-museu
O Cutty Sark fez fama nos oceanos e, ao aposentar-se, virou um museu.
Parte dessa história você vai conhecer na companhia de Heloisa Righetto, em mais um vídeo da nossa série Design em Londres. Como você vai ver, é uma excelente opção para quem anda em busca de museus diferentes em Londres.
Descubra mais:
Conheça o Geffrye Museum e a história design de interiores no Reino Unido
Cutty Sark – o mais veloz do seu tempo
Construído em 1869, o Cutty Sark fez a sua primeira viagem no ano seguinte. Na época, o comércio do chá entre a Inglaterra e a China era extremamente lucrativo. Com isso, a velocidade dos navios fazia a diferença na dura competição entre os comerciantes.
E foi exatamente graças à velocidade, que o Cutty Sark construiu a sua grande reputação. Com o tempo, a sua tecnologia foi ultrapassada. Rebaixado, ele passou a fazer o transporte de lã, entre a Austrália e Inglaterra. Depois de ter passado por mãos de proprietários portugueses, em 1954, o Cutty Sark chegou ao seu porto definitivo, Greenwich, sul de Londres. Hoje, é mais que um dos museus de Londres. Ele é passagem obrigatória para quem vai a Greenwich.
Um museu renascido das cinzas
Durante uma reforma, em 2007, ele foi atingido por um incêndio devastador, que quase determinou o fim da sua longa história. Nesta visita, você vai conhecer o Cutty Sark depois do minucioso trabalho de restauração, até que, numa cerimônia que contou com a participação da Rainha Elizabeth e do Príncipe Philip, no dia 25 de abril de 2012, ele foi reaberto ao público.
A estrutura física é parte do acervo
Entre outras coisas, Heloísa vai levar você para conhecer as acomodações do capitão do navio. Elas são mantidas como eram no original. Outra atração é a estrutura do casco. Com parte da estrutura original mantida, você pode ver o navio de um ângulo muito especial: o exterior do Cutty Sark visto de baixo. Para que isso fosse possível, ele foi elevado a uma altura de 3 metros.
É um passeio que vale muito a pena sob qualquer ponto de vista: lazer, curiosidade histórica, design, obra de engenharia naval. Com certeza, você se encaixa numa dessas áreas de interesse. Não fique aí ancorado, o Cutty Sark é um desses lugares imperdíveis para se conhecer na cidade. Desde, claro, que você já tenha passado pelos mais famosos, como o Museu Britânico a National Gallery de Londres, por exemplo.
Horário de Visita:
O Cutty Sark abre diariamente das 10 às 17h.
Fecha apenas nos dias 24 e 25 de dezembro.
A entrada é permitida até às 16:30.
Preço dos Ingresso no site do museu
Veja como chegar lá no Google Maps