bath, uma cidade romana na inglaterra

Bath é mais que uma cidade romana na Inglaterra. Bath é um legado do povo que também fundou Londres. A primeira vez que tentei ir a Bath foi em 1995, que foi também o ano em que conheci Londres. Era um dezembro tão frio e chuvoso quanto tem sido os vários dezembros desde 2006, ano em que passei a residir aqui.

Estávamos a caminho, eu e um casal de amigos, quando um alerta no rádio nos fez desistir. Não tivemos nenhuma dúvida: melhor ir a um lugar mais próximo. Nevava muito, era melhor não arriscar e fomos conhecer Woodstock e o Castelo de Windsor.

Bath uma cidade romana na Inglaterra

Descubra mais:

York, uma cidade fundada pelos romanos no norte da Inglaterra

Só 14 anos depois, descobri o que o tempo me impediu de conhecer. Foi uma visita rápida, pouco mais de 3 horas, mas o suficiente para ter uma idéia de como os romanos deixaram suas marcas por aqui. Bath é um pedacinho de Roma dentro de território inglês. Dá gosto passear por aquelas ruas e ver como o antigo e o novo convivem de forma tão bacana.                                                                                                                              Bath uma cidade romana na Inglaterra

Cidade romana na Inglaterra – banho de cultura

Mesmo sendo uma tarde muito fria e chuvosa, só para variar, os turistas estavam em toda parte, numa convivência muito pacífica com os locais. Logo na chegada fui visitar uma das termas. Na entrada, um belíssimo restaurante, onde se toma um belo cappuccino, ao som de música clássica, executada por uma orquestra, ao vivo. Para visitar as termas, o ingresso para adultos custava 11 libras. Posso garantir que a visita vale a pena, mesmo que você não se disponha a gastar esse dinheiro.

Bath uma cidade romana na Inglaterra

Bath é um registro da história, uma marca eternizada pelos romanos, num país que deve tudo o que é ao encontro de tribos que invadiram e guerrearam pelo controle da ilha. É bom acrescentar que as cantinas dos romanos são precursoras de uma das mais caras tradições inglesas: o pub. Só isso já seria motivo para comemorar o longo tempo que eles passaram aqui. Mas eles deixaram mais: deixaram nesta cidade romana na Inglaterra.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv