battersea
mais que um
bairro londrino
Battersea é um bairro que surpreende logo à primeira vista.
Conhecer Battersea já seria motivo suficiente para você tirar algumas horas para um passeio por uma região de Londres que reúne tudo o que um bairro quer ser, em termos de beleza e localização. Mas o nosso video torna um passeio por Battersea, e a sua história, ainda mais irresistível por uma razão muito simples: Sebastian. Intrigado?
Quando produzimos dois vídeos sobre Vauxhall, bairro vizinho de Battersea, tivemos o baiano Luís Sergio Vasconcelos como apresentador. Ao aceitar o convite para este passeio, ele resolveu dividir a tarefa com o Sebastian, pequeno e charmoso cão da raça Dachshund.

Lula e Sebastian
Descubra mais:
Um passeio pro Wandsworth às margens do Tâmisa
Lula começa a mostrar Battersea pelo ponto onde o bairro nasceu: o local onde fica a St Mary’s Battersea Church. É uma igreja cuja primeira construção data do ano 800 da era cristã. A atual versão foi finalizada em 1777. Situada na margem sul do Rio Tâmisa, foi em torno da St Mary’s que Battersea foi formado.
Um dos pontos marcantes na história da igreja é a sua conexão com William Blake, um dos mais importantes nomes da poesia e das artes plástica nas história da Inglaterra. Foi lá que, no dia 17 de agosto de 1872, ele se casou com Catherine Boucher.
Bem onde a igreja está localizada, mas no subsolo, ainda corre o Falconbrooks, um riacho subterrâneo que no passado era visível., que desagua no Tâmisa. Curiosamente, em 2007, fortes chuvas fizeram com que ele se tornasse, por algum tempo, visível.
O nome do bairro é também o nome da Battersea Power Station, estação desativada que, no passado, que produzia energia a partir do carvão. A partir da Battersea Power Station, toda a região tem passado por uma grande transformação urbana, financiada por um poderoso grupo da Malásia.

Lula
Ao falar da localização, Lula aponta duas características que privilegiam Battersea: a primeira, o fato de estar localizado às margens do Tâmisa; a segunda, algumas das principais estações de trem e metrô de Londres se conectam à estação de Battersea. Em outras palavras: se você tiver a chance de ficar hospedado ou morar ali, saiba que você está muito bem localizado.
Com Sebastian abrindo caminho, Lula se dirige a uma das partes mais especiais da região: o Battersea Park. Classificado como um dos Parques Históricos de Londres, uma das características que o tornam ainda mais especial é que, em algumas das suas partes, ele ganha ares de floresta. Se para o ser humano é um lugar que deslumbra, imagine para o pequeno Sebastian.
É no Battersea Park que o passeio termina, mas apenas em parte. Com tanta coisa para mostrar, temos a segunda parte do vídeo.