bbc 100 women
gabriella di laccio
Uma brasileira na lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras no mundo.
Em 2018, a BBC 100 Women traz, na 24ª posição o nome da soprano Gabriella Di Laccio. Ela é a única brasileira presente na lista. Para saber o que levou Gabriella a conquistar tão honrosa posição, marcamos uma conversa com ela na Handel & Hendrix in London.
O projeto que chamou a atenção da BBC começou a nascer a partir da busca de uma resposta para a seguinte pergunta: por que há tão poucas mulheres compositoras? O interesse de Gabriella Di Laccio a levou às pesquisas, onde descobriu que a pergunta é que não fazia sentido. A pergunta a ser feita era: por que tantas compositoras foram esquecidas na história da música?
DONNE – Women in Music
A descoberta de milhares de nomes de compositoras apagadas da memória levou Gabriella Di Laccio a criar o DONNE, que, em italiano, significa mulheres, seguido do complemento “Women in Music”.
Para organizar os resultados das pesquisas e, ao mesmo, tempo, possibilitar o acesso do público, Gabriella criou o uma página do DONNE – Women in Music, no site Drama Musica, que também é título do selo criado por ela. Visitar o site traz a surpreendente revelação de uma lista com mais de 5 mil mulheres compositoras.

Partitura Original de Handel
É um mundo de descobertas fascinantes e, por vezes, assustadoras, que acabou impactando a carreira artística de Gabriella Di Laccio. Por exemplo: ela descobriu que a grandes orquestras mundiais só têm 2% de composições escritas por mulheres em seus repertórios.
Um número que é resultado de uma equação que junta falta de interesse, desconhecimento, comodismo e medo. Por isso, Gabriella passou a inserir mais compositoras no próprio repertório, em um trabalho cujo resultado ela espera que seja colhido pelas próximas gerações. Daí o reconhecimento da BBC da importância do trabalho de Gabriella.
Handel & Hendrix in London
Além da nomeação de Gabriella na lista da BBC 100 Women, outro destaque do nosso encontro é a locação escolhida por ela para a entrevista. A Handel & Hendrix in London é um museu muito especial e com uma característica única. No século XVIII foi casa do compositor Georg Friedrich Händel. 200 anos mais tarde, a casa abrigou Jimi Hendrix, no flat do último andar.

Handel House
Além de concertos regulares, vale a pena uma visita para conhecer algumas este ambiente que respira música. Além de instrumentos, partituras e objetos da Handel House, subindo as escadas você pode ver como era o quarto de Hendrix, que, assim como Handel, morreu em Londres.

Quarto de Jimi Hendrix
Concerto e novo CD
Considerada como a sua segunda casa em Londres, Gabriella Di Laccio ensaia e faz apresentações na Handel-Hendrix. E ela tem aproveitado o espaço para integrar o trabalho como cantora ao Projeto DONNE. Um exemplo é o concerto que ela vai realizar no dia 26 de abril de 2019, com um repertório que promove o encontro entre Handel e Elisabetta di Gambarini. Ela era uma cantora que interpretava músicas de Handel, mas também era compositora e instrumentistas.
Outra novidade anunciada para 2019 é a gravação de um CD que reúne só músicas de mulheres compositoras. Previsto para ser gravado em janeiro, este é um trabalho desenvolvido como o grupo Audacium Baroque Ensemble, criado por Gabriella. O CD sai pelo selo Drama Música, . E em nosso vídeo, como presente, a trilha é a música Che si può fare, da compositora barroca Barbara Strozzi. Ou seja: razões para ver e ouvir Gabriella Di Laccio é que não faltam.