viagem a berlim
capital da alemanha

Quem faz turismo pelo continente europeu sabe: Berlim, capital da Alemanha, é um destino que vale a pena em qualquer plano de viagem. É uma viagem que pode surpreender logo nas primeiras horas na cidade.

Em nosso caso, vamos confessar, a surpresa vem de uma visão estereotipada, um preconceito. Trata-se da velha ideia de que o alemão é um povo sério e inacessível. A primeira parte é verdade, mas logo se percebe que ele não é inacessível.

viagem a berlim

Mais Berlim:

Um passeio pela Ilha dos Museus com o nosso editor, Silvino Ferreira Jr

Primeiro dia na capital da Alemanha

Não vamos contar, claro, mas basta dizer que um simples pedido de informação transformou-se em uma carona, com um simpático alemão. Sem nenhum planejamento prévio, já sacamos a câmera e começamos ali mesmo a registrar a nossa viagem. A caminho do flat já nos divertimos muito. Era um bom sinal do que seria a nossa viagem.

berlim

Por falar em flat, o lugar onde você vai ficar hospedado numa viagem é fundamental. Em uma viagem de turismo, a localização é tudo. Logo na chegada descobrimos que o transporte funciona tão bem que é difícil ficar numa região sem acesso às principais atrações turísticas que a cidade oferece. Andamos de ônibus, de metrô, a pé para já ir conhecendo e se familiarizando com Berlim.

berlim metrô

Berlim – Como se deslocar na cidade

A capital da Alemanha também é muito convidativa para quem curte andar de bike, há ciclovias em toda Berlim, que por ser muito plana, com muitas ruas largas, facilita a vida do ciclista. Vale a pena também entender como funcionam as linhas de metrô, para que você não fique confuso. Em Londres, por exemplo, cada plataforma corresponde a uma única linha, mas em Berlim diferentes linhas passam pela mesma plataforma.

tram berlim

Para finalizar, um programa obrigatório em uma viagem à capital alemã: fomos ver uma parte do que sobrou Muro, que foi transformado numa galeria de arte ao ar livre. Tivemos sorte: havia a exposição chamada Wall on Wall, de Kai Wiedenhoefer, com fotos de muros que dividem pessoas e países ao redor do mundo.

turismo na alemanha

Margem do Rio Spree – Berlim

A exposição era apenas uma pequena amostra do dinamismo cultural berlinense, só comparável, hoje, na Europa, a Londres. Vale destacar que andando pelas ruas da cidade é possível perceber o quanto a arte de rua está presente nas ruas de Berlim. E a gente não poderia deixar o primeiro dia completo sem provar uma das coisas que a Alemanha tem de melhor: a cerveja. E foi isso que fizemos.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv