biblioteca de birmingham
exemplo a ser seguido

A Biblioteca de Birmingham é uma das mais modernas da Europa

Acima de tudo a Biblioteca de Birmingham é um exemplo de como uma cidade deve investir no acesso à informação e, consequentemente, num futuro melhor para os seus habitantes. Na companhia da brasileira Melissa Becker, que mora em Birmingham desde 2011, a gente foi conhecer a biblioteca, cuja arquitetura moderna e arrojada revela um projeto concebido para o terceiro milênio. Ela é a biblioteca mais visitada da Europa.

A biblioteca de Birmingham e a era digital

Mas o que a Biblioteca de Birmingham tem de tão especial? Bem para ter uma ideia precisa do que a gente está falando, só mesmo vendo o vídeo acima, mas a gente pode adiantar alguns pontos aqui: é uma biblioteca pensada para a era digital.

biblioteca de birmingham

Todo o seu acervo está disponível online, bastando você acessar o site. No seu interior, existem diversos equipamentos educacionais que são interativos, como mesas digitais, que o próprio usuário manipula.

melissa becker

Melissa Becker

Veja também:

As bibliotecas públicas de Londres

Embora biblioteca sempre remeta a livros, a Biblioteca de Birmingham tem muito mais a oferecer. Você pode por exemplo, pegar CDs e DVDs, emprestados do vasto acervo que encontra ali. É pela parte de música, aliás, que Melissa começa o passeio. Há claro, uma área totalmente dedicada ao público infantil.

biblioteca pública de birmingham

Integração, interação e homenagem

Por outro lado, a forma como o espaço foi concebido possibilita a total integração e o bem estar do usuário. Existem dois jardins externos, que proporcionam vistas privilegiadas da cidade, mas que também podem ser usados apenas para usufruir da tranquilidade que os mesmos oferecem.

biblioteca pública de birmingham

Enquanto subimos andar, por andar, antes de desembarcarmos no mais alto deles, o nono, você vai curtir o incrível visual que as suas escadas e esteiras rolantes proporcionam. O nono andar é especialmente dedicado ao Memorial Shakespeare, nascido na vizinha Stratford-upon-Avon. Ali, um acervo riquíssimo é guardado, com todo o cuidado que a obra do maior dramaturgo de todos os tempos merece.

No final do passeio, fica a lição que toda cidade, independente do tamanho, deveria aprender: quando se investe no acesso à informação e educação das pessoas, todos só têm a ganhar. Talvez seja o único investimento com zero por cento de risco, porque conhecimento ninguém toma de volta.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv