big gilson blues
30 anos de estrada
Big Gilson é um nome com trajetória singular.
Ele faz parte de um seleto grupo de músicos brasileiros que adotaram o Blues como estilo de música. E, por que não dizer, de vida. Desde então, lá se vão 30 anos de uma carreira que começou ouvindo Beatles e Rolling Stones, na adolescência.
A guitarra de Johnny Winter, o levaria a se interessar pelo instrumento. Mas como viver do Blues, no Brasil? Ele achou a resposta investindo numa carreira internacional. Agora, 30 anos depois, Big Gilson tem a oportunidade de encerrar uma turnê que começou na Espanha em um lugar muito especial: o 100 Club, em Londres.

Big Gilson
Para ver o vídeo dessa matéria, clique em “versão em vídeo” no rodapé da página.
Descubra mais:
A guitarra de Glauco Alves em Londres
Big Gilson e as lendas que passaram pelo 100 Club
O 100 Club, localizado bem no coração da Oxford Street é um espaço nobre para o músico de blues-rock. Pelo seu palco já passaram figuras antológicas da música: Big King, Mick Jagger, Sex Pistols, Muddy Waters, so para ficar em alguns exemplos. Isso já dá uma dimensão do que significou a apresentação de Big Gilson ali.
Uma noite com os clássicos do Blues
Embora ele tenha um repertório de composições próprias, noite pedia algo diferente. Seguindo a tradição inglesa de releitura de grandes clássicos, ele encantou a plateia do 100 Club com um desfiles de músicas inesquecíveis, com um toque pessoal da sua guitarra. No palco, ele foi acompanhado do baixista Derek White e do baterista Chris Sharley. A noite também contou com a participação especial de Del Bromham.

Big Gilson, Chris Sharley e Derek White
Para o Canal Londres, este vídeo tem algo de muito especial: entre tantos músicos brasileiros presentes em nossa videoteca, este é o primeiro registro que um show de blues que fazemos. Ou seja: é uma preciosidade. É também uma forma de celebrar e parabenizar a carreira de Big Gilson. Que venham mais 30.