bournemouth e poole
litoral sul da inglaterra

Bournemouth, na costa sul da Inglaterra, faz parte do Condado de Dorset.

Bournemouth fica a 173Km de Londres. Ela também é parte de uma área urbana que abriga mais duas cidades: Poole e Christchurch. Na companhia de May Fassinger, brasileira que mora em Bournemouth e conhece bem a região, você vai descobrir porque vale a pena uma viagem para conhecer a cidade. E ainda você ganha um extra: uma passagem por Poole, que também tem seus atrativos.

Descubra mais:

Um vídeo leva você para conhecer Broadstairs e suas praias

O Pier de Bournemouth

O nosso passeio começa por um dos principais pontos turísticos da cidade: o Pier de Bournemouth. A construção desse pier tem muito a ver com a história da cidade. Idosos e pessoas com doenças respiratórias saiam de grandes centros urbanos para respirar o ar puro de Bournemouth.

Na época, a construção de piers era baseada na crença de que quanto mais dentro do mar, mais puro era o ar que se respirava. A inclusão da cidade no livro Spas of England, publicado durante a Era Vitoriana, colocou a cidade no mapa e, com isso, veio o crescimento do turismo. Antes disso, essa parte da costa inglesa era mais usada por contrabandistas, para enviar produtos para o continente.

Bournemouth

Bournemouth

7 milhas de praia de areia

Para o brasileiro, em especial, as praias de Bournemouth oferecem um presente muito especial: areia. Isso mesmo, o que é tão comum para quem frequenta as praias do litoral brasileiro, na Inglaterra, é raridade. São muito mais comuns as praias onde você tem que caminhar, sentar e até mesmo se deitar sobre pedras.

No caso de Bournemouth são 7 milhas de areia. Isso, talvez, seja a razão para Bournemouth ter se tornado um dos principais destinos de estudantes estrangeiros da língua inglesa. A cidade também se destaca no mapa do ensino por sua universidade.

St Peter Church

St Peter Church

Outro grande atração turística da cidade é a St Peter Church. A igreja é o local onde estão os restos mortais da escritora Mary Shelley, a criadora do Frankenstein. O fato curioso é que ela nunca morou em Bournemouth, como a nossa guia explica em nosso vídeo. Como se não bastasse, para lá foi levada apenas uma parte do corpo do marido dela: o coração.

poole

Estátua de Baden Powell

Poole – a cidade de Baden Powell

Logo que você chega na pequena Poole, poucos minutos a oeste de Bournemouth, vai ser difícil não perceber a estátua de Baden Powell. Para quem não lembra, ele é o pai do escotismo. Mas há mais para ver e saber sobre a cidade, além do seu filho mais ilustre.

A cidade, por exemplo, se destaca por ser um pólo industrial, cujo destaque é a construção de barcos e iates. Não é por acaso: Poole é uma cidade portuária, com conexões para a Europa e, depois de Sidney, na Austrália, possui o maior porto natural do mundo.

poole

Sandbanks, uma pequena península em Poole, é conhecida por ter um dos metros quadrados mais caros do mundo. A razão são suas casas luxuosas, com piers particulares, com preços estratosféricos, cujos proprietários são celebridades com muito poder aquisitivo.

A lista de pessoas famosas que tiveram casas ali inclui nomes como Madonna e David Bowie. Mas, como prova o nosso vídeo, você não precisa ter uma casa ali para descobrir porque esta é uma região tão valorizada. Vale muito a pena uma viagem para conhecer Bournemouth e Poole.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv