brasil x inglaterra:
paixão pelo futebol
que nunca termina

Há mais de 100 anos, aconteceu o primeiro encontro entre jogadores de futebol brasileiros e ingleses e, a partir daí, a paixão pelo esporte que une os dois países não terminou mais.

futebol

Fonte: Unsplash

Dois países unidos por um esporte

A comunidade brasileira que vive no Reino Unido já ultrapassa as 120 mil pessoas, que optaram por estudar, trabalhar e construir suas vidas em um local diferente daquele em que nasceram. No entanto, apesar da distância e das várias diferenças entre as tradições e os costumes que podem existir entre brasileiros e ingleses, a “língua do futebol” se tornou um ponto que une as duas culturas.

Um fato curioso sobre a união dos brasileiros e ingleses no âmbito do futebol é que o primeiro jogo da história da Seleção Brasileira ocorreu contra um time inglês, o Exeter City, em 21 de julho de 1914, no estádio das Laranjeiras. Desde o primeiro encontro – que, aliás, foi vencido pelos brasileiros por 2 a 0 –, o estreito vínculo gerado entre as duas nações ao redor da paixão pelo futebol se mantém.

Um oceano de separação, duas línguas e a mesma paixão

Com o tempo, Brasil e Inglaterra se diferenciaram do resto do mundo tanto por conta da paixão com que vivem o futebol quanto pela grande diversidade de formas pelas quais seus torcedores demonstram entusiasmo por seus times.

Dentro dos estádios, os torcedores se reúnem em cada partida para incentivar os jogadores desde as arquibancadas, o que geralmente ocorre em forma de gritos de guerra e cantos em geral. No contexto digital, por sua vez, o incentivo vem por meios diversos, se estendendo desde canais criados em plataformas como o YouTube que se dedicam a clubes específicos até a procura da melhor oferta nas casas de apostas esportivas online para realizar uma aposta no próprio time.

Futebolistas brasileiros na Inglaterra

O futebol inglês é, há décadas, um dos que melhor recebem atletas brasileiros em suas equipes, levando essa recepção para além da Premier League. A partir do momento em que Mirandinha, o primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra – com o Newcastle United, em 1987 –, abriu as portas para que essa possibilidade passasse a ser considerada, mais de 70 futebolistas brasileiros já jogaram na primeira divisão do Campeonato Inglês e continuam se dirigindo a esse país, demonstrando seu talento e alimentando a paixão dos fãs ingleses.

Um exemplo atual de como os brasileiros brilham para além da Premier League foi mostrado pela revista R7, que publicou a notícia de que o Gillingham Town FC, time da 10ª divisão inglesa, tem 14 brasileiros em seu elenco, aproveitando que não há limite de jogadores estrangeiros para tal divisão. Entre eles, destaca-se Gilberto Silva Júnior, filho de Gilberto Silva, campeão mundial da Seleção Brasileira em 2002 e estrela do Arsenal, clube da capital inglesa.

Além de Gilberto Silva, jogadores como Juninho Paulista, Robinho, Philippe Coutinho e Ramires deram a oportunidade a talentos como Alisson, Gabriel Jesus e Roberto Firmino de brilhar no Campeonato Inglês e continuar a unir os fãs dos dois países dentro e fora dos estádios. Dessa forma, cada encontro que envolva as equipes inglesa e brasileira permite aos torcedores de todo o mundo aproveitar o melhor desse esporte, visto que clássicos do tipo unem jogadores do país de origem do futebol e do agora chamado país do futebol. Melhor junção não há.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv