conexão berlim-londres
Em visita a Londres, Vivi Anne, residente em Berlim, é a nossa protagonista no vídeo acima. A conversa aconteceu nos jardins do Imperial War Museum. Durante o curto passeio, você vai descobrir alguns fatos interessantes sobre a cidade onde ela mora e o impacto que a mudança, de São Paulo para a capital alemã, causou na vida de Vivi Anne.
Ao contrário da maioria dos compatriotas, que deixam o país para aprender o inglês, a paixão de Vivi Anne era a língua alemã. Não é uma língua fácil de ser aprendida, especialmente sem o convívio cotidiano. Este foi um dos principais motivos que a levariam a viver em Berlim. Chegando lá, percebeu que, mais que aprender a língua, a cidade era o lugar onde queria viver.

Vivi Anne
Embora as línguas sejam completamente diferentes, pelo relato de Vivi, você vai perceber que começar uma vida de imigrante lá e em Londres tem suas semelhanças. Isso fica mais evidente quando o assunto é trabalho. Sem um domínio da língua, o caminho para começar a integrar-se à vida em ambas as cidades é conseguir trabalhos em áreas que não exigem especialização. A exceção, como ela destaca, são os profissionais de tecnologia, onde o domínio do inglês técnico pode ser suficiente para se conseguir um emprego na área.
Politicamente ativa
Paralelo ao trabalho que faz para pagar as contas, Vivi tem uma vida ligada a movimentos políticos. O trabalho dela está ligado à conquista de espaçøs e mais respeito para as chamadas minorias. Anualmente, ela participa da organização da Parada Política, que acontece em paralelo à Parada Gay de Berlim. Também continua a sua vida como estudante, fazendo uma pós-graudação na área de sociologia.
Claro, a gente não poderia deixar de aproveitar e fazer uma visita ao interior do Imperial War Museum. Para Vivi Anne, no entanto, a surpresa estava do lado de fora: um pedaço do Muro de Berlim, exposto em uma das laterais que dão acesso ao museu. Quem vive na Europa sabe o quanto as memórias das guerras são parte da história do Velho Continente. Um pedaço do muro de Berlim em Londres é uma lembrança do quanto a guerra afeta a todos. Por isso, é algo que os europeus fazem questão de não esquecer.
Recentemente, Vivi Anne passou a integrar a equipe de correspondentes da Radio RBG. Este também é um dos motivos da sua visita `a cidade, já que é na capital londrina que o projeto está baseado. Para quem ainda não conhece, acompanhá-la no vídeo acima, não deixa de ser uma forma de fazer uma visita à capital inglesa.