histórias de brasileiras em londres – rosa gonçalves

Este vídeo conta a trajetória de uma, entre tantas tantas histórias de brasileiras em Londres, mulher vencedora. É a história de de Rosa Gonçalves, que ainda era muito nova  decidiu que alguma coisa precisava mudar na sua vida. Grande mudança que começou quando ela tinha apenas 21 anos.

rosa gonçalves

Rosa Gonçalves

No final da década de 70, num dia frio de inverno, acompanhado uma família que a contratara, ela desembarca em Londres. As pessoas, o clima, a arquitetura, tudo era diferente do interior de São Paulo onde ela nasceu e cresceu. Passado o primeiro ano, ela já sabia que não queria voltar para o Brasil, que Londres seria o lugar onde ela fincaria suas raízes.

guarita restaurante

Uma grande representante das brasileiras em Londres

Mais de 3 décadas já se passaram e não percebe-se sinal de arrependimento na voz de Rosa quando ela fala das decisões que tomou. Não sobra sequer tempo para isso, com tanta história que ela tem vivido em Londres. A história de Rosa é, sobretudo, muito inspiradora, principalmente porque não foi um caminho, desculpando o trocadilho, só de rosas. Ela teve que vencer desafios e não deixar se abater pelo medo do novo, do estranho. Aos poucos, o esforço e determinação de Rosa Gonçalves está ganhando o reconhecimento que merece. Alguns meses depois que esse vídeo foi ao ar, por exemplo, ela foi destaque em matéria da BBC Brasil. São conquistas que, em particular, representam a força das mulheres brasileiras em Londres.

rosa gonçalves

Rosa Gonçalves

É exatamente o tipo de história que a gente mais gosta de contar através dos nossos vídeos, porque sabemos o quanto ela pode ser importante para outras pessoas que, muitas vezes, só estão esperando aquele empurrãozinho para promover uma mudança de vida. Isso não significa que você tenha que, necessariamente, mudar de país.

fogão

A grande lição que fica é que, independente do tipo de mudança que você queira para a sua vida, a última coisa que se pode fazer é ficar parado, esperando acontecer. Tem que seguir os passos da Rosa, sempre pra frente.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv