vozes brasileiras no reclaim brixton

A participação de algumas vozes brasileiras no Reclaim Brixton, o movimento de resistência à especulação imobiliária que ameaça expulsar moradores de Brixton, sul de Londres, é uma oportunidade de mostrar exemplos de integração à uma nova realidade longe da terra natal.

reclaim brixton

Maria Santos

Saiba mais:

A longa resistência dos moradores de Brixton

Entre tantos outros,  o processo de integração é um dos grandes desafios para o imigrante. Não basta superar a barreira da língua e ter um trabalho regular para ser e sentir-se totalmente integrado. É preciso um pouco mais, como mostram 3 brasileiras e um brasileiro que participaram do Reclaim Brixton.

reclaim brixton

Uma brasileira na linha de frente da resistência

A escolha de Maria Santos para conduzir o relato dessa participação não poderia ser mais natural. Além de morar há 7 anos em Brixton, ela é participante ativa do que acontece no cotidiano da região. É também integrante do Brixton Come Together, movimento que reúne moradores e apaixonados por Brixton, na luta pela preservação dos valores culturais que formam uma das mais peculiares comunidades londrinas.

reclaim brixton

Mariana Pinho

Claro que não é preciso morar em Brixton para participar. Mariana Pinho e Carolina Nunes, cujos depoimentos você também pode ver e ouvir em nosso vídeo, são duas brasileiras que poderiam ter nascido em Brixton, de tão apaixonadas. Na outra ponta, Silas Giron, também em nosso vídeo, está em Londres há quase um mês e já parece sentir-se em casa.

reclaim brixton

Carol Nunes

Para quem não sabe exatamente o que está acontecendo em Brixton, a palavra “gentrification” tão verbalizadas ultimamente entre os moradores de Brixton, não é familiar, embora gentrificação seja uma palavra presente em nosso dicionário. Basicamente, é um processo de “enobrecimento” de uma determinada área urbana que, em geral, acarreta na expulsão dos moradores para ceder espaço para pessoas com maior poder aquisitivo. Elevar os preços dos imóveis é a forma mais comum de gentrificação.

reclaim brixton

Brixton tem uma posição privilegiada na geografia londrina porque fica muito próxima do centro. O processo de ocupação por parte de imigrantes, principalmente de origem afro-caribenha, aconteceu nos anos que sucederam a Segunda Guerra Mundial, já que os bombardeios que destruíram Brixton levaram o lugar à decadência e ao abandono. Aliás, entre as vozes presentes no protesto, também ouvimos, em bom português, a britânica Ana Maria Campbell, descendente de jamaicanos, que nasceu e cresceu em Brixton.

reclaim brixton

Nina Miranda

Aproximadamente 7 décadas depois, Brixton se tornou uma das meninas dos olhos dos grandes especuladores, que sabem do potencial econômico que aquele espaço oferece. O problema é que, ao tentar valorizar aquele espaço urbano, eles esqueceram de incluir os moradores. Mas esqueceram também da longa história de resistência que caracteriza Brixton.

reclaim brixton

O Reclaim Brixton é a forma que os brixtonianos encontraram de levantar a voz e dizer “não” a uma forma de desenvolvimento que não os interessa. E entre estas vozes que ecoam o sentimento de revolta e resistência de Brixton, o Canal Londres foi ouvir algumas que falam a nossa língua. Veja o que elas têm a dizer no vídeo acima.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv