brasileiras pelo mundo
encontro em londres
Brasileiras Pelo Mundo, BPM, é uma iniciativa de Ann Moeller.
Mas nem mesmo Ann Moeller esperava que a decisão que ela tomou, em 2012, fosse ganhar as dimensões que o projeto ganhou com o passar do tempo. A ideia que começou com cerca de 15 mulheres escrevendo para o blog, conta, hoje, com milhares de artigos, mais de 130 colunistas falando sobre assuntos relacionados às mulheres, nos países onde vivem. A plataforma se transformou em uma referência mundial para toda mulher brasileira, independente de onde ela esteja.
Descubra mais:
Duas brasileiras e o projeto Conexão Feminista
Uma rede internacional de mulheres brasileiras
No início, como revela Ann no vídeo acima, o foco era a troca de informações sobre a carreira profissional, mas ela logo percebeu que seria melhor direcionar para um intercâmbio de experiências de acordo com os países onde cada uma residia. A prova do acerto nesta mudança de direção é inegável: Hoje, as mais de 130 colunistas do Brasileiras Pelo Mundo escrevem, trocam informações e ajudam brasileiras que já vivem ou sonham em viver fora do Brasil.
Mulheres Pelo Mundo – conexão de interesses, ideias e objetivos
A diversidade e o número de colunistas faz com que o BPM possa atuar em diferentes áreas de interesse das mulheres: trabalho e carreira no exterior, educação dos filhos, processos legais para obtenção de vistos, violência contra as mulheres, entre outros. É uma plataforma que mostra que, em um mundo ainda dominado pelos homens, as mulheres sabem que só é possível mudar quando elas mesmas assumem o comando do próprio destino.
Feminina e feminista
Ao mesmo tempo, projetos como o Brasileiras Pelo Mundo são mais uma prova de que está totalmente enganado quem pensa que o feminismo é algo localizado ou puro idealismo na cabeça de algumas mulheres. O feminismo é um movimento que já mudou e continua mudando a face do mundo. As mulheres em diferentes partes do planeta estão mostrando que não aceitam mais o segundo plano nas decisões pessoais, de família, no trabalho e na política. Estes são comportamentos e visão do mundo condenados ao passado.
Em nosso vídeo acima, você vai ter a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre o Brasileiras pelo Mundo através dos depoimentos de Ann Moeller e mais 4 colunistas do site: Cristiane Leme, Maila-Kaarina Rantanen, Ana Dietmüller e Melissa Alfeu. Elas se juntaram a dezenas de brasileiras que vivem em diferentes países europeus para este terceiro encontro, que celebrou os 5 anos desse projeto tão especial.