brasileiros em amsterdam
músico júlio brechó

Não é difícil encontrar brasileiros em Amsterdam.

No caso de Júlio Brechó, o que surpreende é história que ele construiu na cidade. Ao deixar Londres para a gravar a série de vídeos com outros brasileiros na capital holandesa, em nossa lista, estava o nome dele. Ele havia sido apresentado como um brasileiro que cultivava um estilo rastafari. Por conta de conceitos preestabelecidos, o mais normal era que a gente esperasse entrevistar um brasileiro que curtisse reggae.

Julio Brechó

Júlio Brechó

Brasileiros em Amsterdam em ritmo de forró

O que nos pegou de surpresa é que Júlio, que no Brasil tinha a música apenas como hobby, é um cantor e compositor de forró. Como ele, que no Rio sempre era ligado ao teatro e curtia o funk carioca, se transformou num forrozeiro, você vai saber na entrevista que fizemos Julio durante um passeio pelas ruas da capital holandesa. E também vai ver como o ritmo nordestino une os brasileiros em Amsterdam.

Amsterdam

A vida longe do país de origem pode nos levar por caminhos que nunca imaginamos. Este é a lição central na vida desse músico brasileiro. E, talvez,  este seja o lado mais excitante na vida do imigrante. Vivendo longe do seu país, se descobre potenciais que, do contrário, ficariam para sempre adormecidos. O caminho que Júlio fez entre Rio e a capital holandesa teve o mesmo motivo que levam outras pessoas a deixar sua cidade, seu estado, seu país: um encontro, uma paixão.

brasileiros em amsterdam

Descubra mais:

A história de um músico brasileiro em Viena

A  cidade e sua arquitetura peculiar

Também vale a pena apreciar o vídeo pelo que ele tem de imagens das ruas e canais De Amsterdam. É uma cidade diferentes. A arquitetura de suas ruas e canais tornam Amsterdam única. É, sem dúvida, uma das cidades mais bela do mundo. Mas a cidade tem também seus parques. Um deles é a parada final desse passeio com um brasileiro em Amsterdam.

Júlio Brechó

Júlio Brechó

Era um dia bonito de primavera e Júlio nos presenteou com o som da sua voz e do seu violão num parque, cantado uma música que ele compôs quando esteve em Londres. Claro que você também vai curtir o ritmo mais famoso do nordeste brasileiro na voz de Júlio Brechó. De tudo fica a lição: é possível descobrir o próprio país quando se está longe de casa. O nosso convidado no vídeo acima é um exemplo: descobriu e se apaixonou por outros ritmos brasileiros longe de casa.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv