brazil institute
king’s college london
Integrante do Brazil Institute, no King’s College London, Vinicius Mariano de Carvalho faz parte de um seleto grupo de brasileiros que têm o privilégio de trabalhar em universidades britânicas.
Atualmente, além de fazer parte do quadro de brasilianistas de uma das principais escolas de ensino superior do país, ele também dirige o King’s Brazil Institute durante a ausência do titular da função, professor Anthony Pereira.

Vinicius Mariano
Vinicius Mariano de Carvalho – Formação Eclética
Foi como atual diretor que Vinicius recebeu o Canal Londres para falar sobre o papel que o Brazil Institute tem desempenhado nas diversas frentes em que atua. Antes, porém, a gente queria descobrir um pouco sobre ele. Nascido em Barra Mansa, ele passou parte da vida em Minas Gerais. A formação dele é bastante eclética.
Formado em Letras, ele estudou em seminário católico, tem sólida formação musical, fez mestrado em Ciência da Religião, em Juiz de Fora, MG, e doutorado em Literaturas Românicas, na Alemanha. Vinicius também é tenente do Exército e serviu como professor na Colégio Militar de Juiz de Fora. Também descobrimos que Londres não é a primeira cidade onde ele trabalha no exterior. Antes de chegar à capital inglesa, ele deu aulas em uma universidade na Dinamarca.
Vinicius tem dado continuidade ao trabalho do professor Anthony Pereira, mas também tem aproveitado o conhecimento que tem em algumas áreas para ampliar o alcance das atividades do Brazil Institute dentro do King’s College.
Um exemplo foi a criação da King’s Brazil Ensemble, uma orquestra cujo repertório é formado por música brasileira, da qual ele é maestro. Também é dele a iniciativa de promover excursão de estudantes do King’s College à Itália, seguindo a trilha dos soldados brasileiros que serviram ali durante a Segunda Grande Guerra.
Missão do King’s Brazil Institute
O grande foco do King’s Brazil Institute está nos estudos que desenvolve sobre o Brasil a partir de Londres. Com uma equipe de brasilianistas oriundos de diferentes nacionalidades, os estudantes de mestrado e doutorado, principalmente, encontram ali um ambiente rico em informações sobre o país.
São muitos os convênios que o Brazil Institute mantém com outras instituições dentro e fora do Brasil. Em nosso vídeo, Vinicius Mariano destaca alguns deles.
Além dos convênios com instituições como a USP – Universidade de São Paulo -, a Capes e o CNPQ, a Marinha do Brasil, a FUNAG – Fundação Alexandre de Gusmão e a Embaixada do Brasil em Londres. Existe também um calendário de atividades regulares.
Algumas dessas atividades são exclusivas para os estudantes, mas também há eventos abertos ao público. O maior exemplo é Bazil Week, que acontece anualmente. Durante uma semana, são promovidas atividades nas mais diversas áreas, com foco no Brasil.
Não é a primeira vez que temos o privilégio de ter Vinicius Mariano de Carvalho. O vídeo que produzimos com Felipe Botelho, também professor do King’s College, sobre o livro Sátiras e Outras Subversões, com 164 textos inéditos de Lima Barreto, teve participação muito especial de Vinicius.
A diferença é que agora você tem a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais, assim como o belo trabalho desenvolvido pelo King’s Brazil Institute. E não deixe de ver a surpresa que reservamos para o final do vídeo.