brazilica festival
cultura brasileira em liverpool

A presença e a divulgação da cultura brasileira em Liverpool começou com dois principais produtos de exportação da cultura brasileira: o samba e o carnaval. O carnaval evoluiu e transformou-se no Brazilica Festival, uma grande festa que envolve artes plásticas, música, capoeira e cinema. Tudo isso, claro, sem deixar que o carnaval perdesse o seu espaço.

Descubra mais:

Uma escola de samba brasileira no Carnaval de Notting Hill

Brazilica Festival – Samba brasileiro na terra dos Beatles

Em nossa viagem pelo interior da Inglaterra, ao lado de cidades como Stratford-upon-Avon e Birmingham, Liverpool foi parte do nosso roteiro. Lá, além de produzir um vídeo sobre a cidade que viu os Beatles nascerem, tiramos um tempo para visitar o barracão da Liverpool Samba School, onde fomos recebidos pela brasileira Simone Reeves.

Brazilica Carnaval Liverpool

Barracão da Escola de Samba de Liverpool

Dançarina, Simone é uma das diretoras da escola, fundada por Maeve e Roger Morris. No ambiente o ritmo era de trabalho. Simone fez uma pausa e contou um pouco da história do Brazilica Festival.  Ao mesmo tempo, deu detalhes da programação do Brazilica Festival 2015, que sempre acontece, anualmente, em meados de julho.

Uma vez lá, conversamos com os fundadores da escola de samba que deu origem ao festival. Maeve nos conta de como o sonho de ter em Liverpool uma escola de samba inspirada nas brasileiras do Rio de Janeiro, virou realidade.

A história é complementada pelo depoimento de Roger, que, além de diretor musical da escola, é responsável pela montagem dos carros alegóricos. Roger tinha uma carreira consolidada, tocando com bandas conhecidas de Liverpool e ao ouvir uma escola de samba em uma viagem a Edimburgo, deixou contagiar pelo ritmo. Na volta à cidade, ele já estava decidido a fazer o mesmo na cidade.

Brazilica Carnaval Liverpool

Photo: Jason Wells

Mais que um carnaval, uma festa da cultura brasileira

Outra grande atração do Brazilica Festival 2015 será o cinema brasileiro. São inúmeros filmes que serão exibidos em diversos espaços culturais da cidade. Para falar sobre o cinema, conversamos com Moulay Drissi. Ele é o responsável por esta parte do festival. Drissi revela como passaram da exibição de 2 a 3 filmes por ano para mais de uma dezena. E, mais importante, com um público cada vez maior e mais variado.

Especialmente para o brasileiro que está morando na Inglaterra é uma foram de matar a saudade. Tanto do carnaval como de outras manifestações da nossa cultura. Matar a saudade do Brasil, sem ter que comprar uma passagem aérea. Afinal, Liverpool está a algumas horas de distância de qualquer ponto do país. É só botar o pé na estrada e cair no samba.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv