pesquisador brasileiro
na brunel university london

A Brunel University London é um legado de um pioneiro.

Como centro de estudos e pesquisas acadêmicas respeitado no Reino Unido, é natural que a Universidade de Brunel conte com estudantes do mundo inteiro. Obviamente, também há representantes brasileiros. O vídeo que produzimos mostra como João Greca, um paranaense formado em Educação Física, está desenvolvendo sua tese de doutorada na Brunel.

Descubra mais:

Um estudante brasileiro na Queen Mary University 

Um passeio pela Brunel University London

Em um desses dias de inverno em que a luz produz cenários de cinema, fomos encontrar João Greca para conhecer um pouco do seu trabalho. O encontro, claro, também foi uma oportunidade para mostrar mais uma das Universidades de Londres para você que nos acompanha. O passeio que fizemos com João é dividido em duas partes: no campus da Brunel e no laboratório onde ele faz testes com as coletas para o estudo que vem desenvolvendo.

campus da universidade brunel

Mas antes de chegar a Londres ele passou por outras escolas. Primeiro, formou-se em educação física em Londrina. Também teve a oportunidade de passar uma temporada de inverno em uma universidade no estado do Colorado, nos EUA.

Antes de iniciar o doutorado, João já havia desenvolvido estudos voltados para atividades físicas das crianças. No mestrado, o interesse dele era saber como a atividade física dos pais influenciam a atividade física dos filhos. Agora, mesmo com foco em outros aspecto, as crianças continuam sendo o centro do interesse das pesquisas que ele tem feito.

laboratório da brunel university

João Greca

Estudos em prol da saúde da criança

Em nossa passagem pelo laboratório, João deu uma breve explicação sobre os equipamentos que tem usado. Basicamente, são uma duas esteiras, uma ao lado da outra e uma bike. Como é de se esperar, tudo o que acontece ali é sob controle.

A gente não pode, por razões óbvias, detalhar o que ele tem buscado comprovar, mas todos os dados são colhidos e processados por softwares. Por outro lado, a gente pode revelar o lado nobre da história: em dias de tantas atividades que demandam movimento do corpo, a ideia é ajudar crianças obesas na escolha de de atividades físicas mais apropriadas para elas.

brunel university london

Por falar em atividade física, no campus da Burnel há uma academia de ginástica com um atrativo curioso: alguns dos equipamentos são dotados de um programa que, na medida em que você despende esforço, eles carregam o seu celular ou tablet. A conexão é feita via UBS e, quanto mais esforço, mais rápido o carregamento. Uma boa maneira de ser gastar um pouco de energia.

equipamento de ginática

Brunel, o engenheiro

Também no passeio pelo parte externa da universidade, é impossível não fazer uma parada diante da estátua do homem que emprestou o seu nome à instituição: o engenheiro Isambard Kingdom Brunel. A rigor, ele é mais que um engenheiro, é um revolucionário.

Alguns dos seus projetos mudaram para sempre os meios de transporte em todo o país. Um exemplo de obra marcante e que também é uma grande atração turística é a Clifton Suspension Bridge, em Bristol. Um cartão postal da cidade que também tem a Brunel Old Station, uma das mais antigas estações de trem do país, transformada em um centro de convenções.

estátua de Brunel

Brunel

Para fechar o ciclo, voltamos ao nosso convidado especial. João conta como os sonhos e fantasias da infância, assim como os estudos do inglês, o conduziram à uma universidade inglesa. Por outro lado, ele vantagens em se fazer um doutorado na Europa, onde são realizados os grandes encontros e eventos científicos. Também destaca o compromisso que tem com o próprio país.

Uma vez que o governo brasileiro é o patrocinado da sua bolsa de doutorado, ele deve voltar ao Brasil para dividir os novos conhecimento em benefício do país. Em resumo: um vídeo que a gente tem o maior prazer em compartilhar com você.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv