butrint
sítio arquelógico
e parque nacional
Butrint é o sítio arqueológico mais visitado da Albânia e Patrimônio Mundial da Humanidade.
Em nossa viagem de 7 dias pela Albânia, partindo de Tirana, a capital do país, passamos por lugares fascinantes: castelos como o de Berat, a longa e belíssima riviera albanesa, as ruínas da cidade grega de Apolônia, entre outros. Butrint foi a nossa última parada e, para a nossa supresa, foi a chave de ouro para fechar uma viagem inesquecível.

Silvino Ferreira Jr
Butrint – quase 3 mil anos de história
Onde hoje ficam as ruínas dessa antiga cidade, já existiam sinais da presença humana 800 anos antes de Cristo. Alguns acreditam que essa presença seja ainda mais antiga. Conta a lenda que esta cidade grega surgiu com os fugitivos que foram derrotados na Guerra de Tróia.

Butrint
Ao longo dos séculos, a cidade cresceu, tornando-se muito importante do ponto de vista estratégico. De Butrint, era possível controlar o Estreito de Corfu, importante acesso para o Mar Adrático e o Mediterrâneo. Por isso que, por volta do ano 400 antes de Cristo, as muralhas da cidade foram reforçadas. Neste período, Butrint já tinha umteatro e um santuário dedicado a Asclepius, Deus da Medicina na mitologia grega.

Teatro de Butrint
A partir do ano 228 AC os romanos dominaram Butrint, junto com Corfu, no sul da Grécia. O Imperador Júlio César mandou fazer reformas que deram um novo impulso e dinamismo à cidade. Uma das principais marcas do período romano é a transformação do antigo santuário, com destaque para os banhos e o fórum romano.

Ruínas de Butrint
A cidade pós domínio romano
Depois dos romanos, Butrint passou pelo período bizantino. Existem duas grandes marcas dessa fase: o batistério e o templo construído ao lado. Acredita-se que o batistério era o local onde os novos convertidos recebiam instruções antes do batismo. O piso de mosaico é considerado uma obra-prima, mas passa boa parte do ano coberto para evitar os desgastes causados pelos fenômenos climáticos.

Templo Bizantino – Butrint
Uma torre logo na entrada do parque, também revela o período em que Butrint foi dominado pelos venezianos. Na Idade Média, um terremoto devastou a região e Butrint sumiu do mapa. Só na década de 20, no século XX, é que a cidade seria descoberta por um grupo de arqueólogos italianos.

Batistério – Butrint
Uma atração especial é a forma como o passeio pelo sítio arqueológico é organizado. Com um mapa nas mãos e várias placas indicativas, não tem como se perder. Ao chegar próximo das ruínas de cada construção, você pode ler um resumo para entender o que está diante dos olhos.

Parque Nacional de Butrint
Parque Nacional
Por outro lado, o fato de ser, ao mesmo tempo, um Parque Nacional, torna o passeio ainda mais especial. É como andar pelo meio de um bosque enquanto aprende história. Para que tem interesse em botânica, há muita informação sobre a fauna e a flora local. Ali é feito um trabalho dedicado à preservação de espécies ameaçadas de extinção.

Silvino Ferreira Jr – Butrint
Independente do seu gosto por história ou pela natureza, este é um lugar que vale conhecer mesmo que seja só pelo prazer de caminhar. Você pode passar horas do seu dia em um ambiente onde o que não falta é beleza. Se você curte aprender, melhor ainda. Veja o vídeo acima e descubra porque ele fecha com chave de ouro a nossa primeira passagem pela Albânia.