cachaça no mundo
yaguara na europa
A cachaça no mundo tornou-se uma realidade.
A conquista aconteceu em ritmo acelerado. São diversas marcas que já abrem caminho em diferentes mercados. Um desses exemplos é a Cachaça Yaguara, produto artesanal de origem familiar, já presente em 7 países. É um caso surpreendente, principalmente para os mais velhos. Houve um tempo em que a cachaça era um produto marginalizado. Essa mudança se deve a um grande trabalho conjunto do produtor e profissionais de marketing.
Saiba mais:
Os vinhos naturais ganham cada vez mais espaço na Europa
O mercado da cachaça no mundo
Para testemunhar sobre o sucesso da cachaça brasileira no mundo, nada melhor que alguém que sabe do que está falando. É o caso do brasileiro Thyrso Camargo. Ele é um dos sócios-proprietários da Cachaça Yaguara, que em tupi guarani significa onça pintada. Apaixonado por Londres, ele tem vindo à cidade com uma certa frequência. Na bagagem, o compromisso com a expansão da marca. Nada mal para um produto que começou a ser produzida pelo avô, no interior do Paraná.

Thyrso Camargo
O encontro com Thyrso aconteceu em Shoreditch. Este é o lugar certo para quem curte passear, conhecer restaurantes, arte de rua e sair na noite londrina. Aliá, vale dizer que o imenso mural, logo na abertura, é da artista brasileira Waleska Nomura. Durante a caminhada, ele conta sobre a relação com a cachaça: os primeiros contatos, na fazenda do avô, os encontros com com outros produtores, a criação da Yaguara.
O sucesso da cachaça, em números
No final, um presente: Thyrso leva você ao Joyeux Bordel, no coração de Shoreditch. Lá, você vai conhecer um drink especialmente preparado por Alessandro Malavasi. Enquanto aguardamos a preparação do “É Nossa”, nome dado ao drink, Thyrso revela que o crescimento do consumo tem sido de 15%. Isso só confirma o sucesso da cachaça brasileira no mundo. É seguindo essa trilha que a Cachaça Yaguara tem conquistado a Europa e outros continentes.
Estamos falando, como ele deixa bem claro, da cachaça artesanal. Uma cachaça produzida com o cuidado que o mercado internacional exige. Outra curiosidade: a cachaça deve muito ao sucesso da caipirinha, mas ela tem mostrado versatilidade e dado origem a novos drinks especiais. É o caso do “É Nossa”. É um passeio que mostra o quanto um produto brasileiro pode conseguir respeito e mercado internacional. O fundamental é que seja feito com com profissionalismo e uma boa dose de paixão.