cadê o saci
teatro nos jardins do horniman

Cadê o Saci?” é mais que uma peça de teatro sobre o mais famoso personagem do folclore brasileiro. Encenada ao ar livre, no Festival of Brazil, do Horniman Museum & Gardens, “Cadê o Saci?” é uma mostra do que o talento brasileiro é capaz. A criação é resultado de um processo colaborativo entre Alba Cabral, Carolina Cal Angrisani, Vini Almeida e Caroline Burghard, diretora da Whippersnappers.

Descubra mais:

O talento da atriz brasileira Laura Arantes

Cadê o Saci – Um mergulho na memória infantil

Para escrever a peça, os autores mergulharam na memória da infância de cada um deles. Saci-Pererê é parte do nosso imaginário. A sua criação é coletiva, com elementos da cultura indígena, africana e européia. Personagem mítico, às vezes brincalhão, às vezes assustador, está presente em todas as formas de expressão da nossa cultura: na literatura, na música, no cinema, no teatro. Monteiro Lobato é o grande responsável pela sua transformação em personagem do mundo infantil.

cadê o saci

Carolina Cal Angrisani & Alba Cabral

Teatro, música, humor e dança

A ideia de mostrar esse personagem que tanto diz sobre a identidade brasileira é uma iniciativa que, por si só, merece aplausos. Mas a forma como “Cadê o Saci?” foi concebido torna esse trabalho ainda mais louvável. E aqui vai uma menção especial para o toque especial que Alba Cabral dá à peça. A trilha criada por ela faz com que o  projeto seja também seja inovador do ponto de vista da criação musical. Os ritmos e os instrumentos brasileiros, associado à dança e à capoeira enriquecem a performance. Sem esquecer o toque sempre bem-vindo do nosso humor.

Cadê o Saci

Alba Cabral

Para o olhar infantil as cores e ritmos são uma festa. E, como você vai notar em alguns momentos da apresentação nos Jardins do Horniman, não tem como ficar indiferente. Em uma cidade cosmopolita, como é o caso de capital londrina, é uma forma de atingir diferentes nacionalidades ao mesmo tempo. Uma maneira de mostrar o quanto a cultura brasileira é rica e original. Que outro personagem é capaz de sintetizar a nossa miscigenação como o Saci? Em uma cultura que está repleta de influências que não têm raízes em nosso território, valorizar o Saci é valorizar o que temos de melhor: a capacidade inventiva do brasileiro.

cadê o Saci

Vini Almeida & Alba Cabral

Por tudo isso, a gente tem o maior prazer em registrar iniciativas como esta. O vídeo acima fica como um testemunho do que o talento brasileiro tem feito no exterior. Uma prova de como a nossa arte é o nosso grande patrimônio. Com este vídeo, fica registrado também o nosso aplauso.

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv