camden market londres I
camden lock

O Camden Lock Market, é parte do complexo que forma o  Camden Market, um dos grandes mercados londrinos. Só para você ter uma ideia do quanto é um lugar importante para o turismo local, cerca de 28 milhões de pessoas passam por ali anualmente. A melhor maneira de explorar o que Camden tem a oferecer é  na companhia de quem conhece cada canto, cada loja do mercado. É o caso da nossa guia, nos 3 vídeos que produzimos ali, Luciana Varejão.

regent's canal camden

Camden Lock – entrada do canal

Já na abertura desse programa muito especial, você percebe que a recifense Luciana Varejão tem intimidade como o lugar. Ao contrário da imensa maioria dos turistas, que chegam ali pela Camden Town Station, a estação do metrô, o caminho mais curto entre a casa dela e o mercado é pelas margens do canal. Nesta caminhada, em direção ao portão que dá acesso ao Camden Lock, você já ganha algumas informações extras. Por exemplo: ali funciona uma escola de esportes náuticos. Você também fica sabendo onde pode embarcar para um passeio pelo canal.

camden lock

Descubra mais:

Portobello Market, o maior mercado de antiguidades do mundo

Camden Market – a nova fase de um mercado tradicional

Morando a poucos minutos do Camden Market, Luciana tem acompanhado de perto as mudanças pelas quais o mercado tem passado. Logo na entrada do Camden Lock, ela mostra a área de alimentação, que tem sido transformada. As barracas, tão diversas quanto as nacionalidades representadas, estão sendo padronizadas.

barracas de alimentação

Com isso, quem conheceu o lado caótico, onde cada barraca tinha personalidade própria, vai estranhar. Se  Camden vai perder parte do seu charme, por conta das mudanças, só o tempo dirá. Uma coisa, porém, continua intacta: ali, você pode experimentar bons pratos que representam diferentes culinárias. Um incêndio ocorrido em julho de 2017 também tem sido responsável por algumas das mudanças no mercado.

camden

Luciana Varejão

Você já está se sentindo dentro do Camden Lock, mas precisa descobrir os melhores caminhos para explorar tanta coisa que ele tem a oferecer. Acompanhando Luciana, você vai ter uma visão panorâmica do topo da escada. Girando a vista, você vê um restaurante, um pub e um lugar muito especial para que curte chá. A partir dali, a gente começa a entrar na parte mais excitante para quem curte fazer compras.

ciameras de fotografia antigas

Um mundo de lojas e produtos

Assim como a área dedicada à alimentação, à medida em que você vai chegando ao coração do Camden Lock, percebe a diversidade de produtos das mais diferentes nacionalidades. É um belo retrato do que é Londres, uma cidade onde vive gente do mundo inteiro. Luciana faz uma parada para um rápido bate-papo com um vendedor de uma loja de botas e sapatos. Ali, o design é desenvolvido em Londres e a confecção acontece em Marrocos. Mas é só o início.

loja indiana camden

Paraíso das compras

Agora, todo o cuidado é pouco: é sério o risco de você começar a gastar o que não havia planejado. A tentação é grande. Para qualquer lado que você olhe, alguma coisa vai prender a sua atenção. É um show de arte artesanal. Tudo feito com muito cuidado. E quando a gente diz tudo é porque tudo também é o que traduz o que você vai encontrar: posters, acessórios, bolsas, antiguidades, vinil, objetos para decoração, lojas de produtos japoneses, turcos, indianos. Coisas mais rústicas e mais elaboradas. Segure o impulso.

camisetas em camden lock

Luciana Varejão

A fase final dessa parte do nosso passeio por Camden Lock, Luciana passa por mais algumas barracas, com destaque para um mundo de camisetas que são a cara de Camden. Ela também mostra um dos pubs onde você pode fazer um break das compras ou finalizar o passeio. No caminho, tem até destilaria de gin. E assim, ela caminha em direção à parte do mercado que ela mais curte: os “Stables”, a segunda parte, que  você vai poder ver aqui.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv