caminhar em londres
parkland walk
Quer descobrir lugares diferentes para caminhar em Londres?
Você vai adorar fazer este passeio por um lugar muito especial da cidade. sua guia é artista plástica brasileira Kiki Machado. Parkland Walk é uma dessas trilhas que, em geral, só os amantes de uma boa caminhada, ou os locais, conhecem. É o caso de Kiki Machado. Ela mora em Crouch End, há 11 anos e faz essa caminhada diariamente. Isso faz do nosso vídeo acima um autêntico achado.
Descubra mais:
Um passeio por um dos mais belos parques londrinos
Mas antes de começar a caminhar é bom saber um pouco sobre a história de Parkland Walk. A área fica entre Finsbury Park e Highgate. Era parte da linha de trem que ia de Finsbury Park a Edgware, no norte da cidade. Ela foi fechada no início dos anos 70, como afirma Kiki, logo no início do vídeo. Virou uma reserva natural em 1990.
De trilhos de trem a trilha para pedestres
Com um pouco mais de 7 Km de extensão a trilha é uma autêntica linha verde. Dá a impressão de que você saiu da cidade e adentrou um bosque. No caminho, as marcas da antiga ferrovia, como as plataformas da estação, o semáforo e a ponte que cruzava os trilhos.
Em torno de Parkland Walk foi criada uma infra-estrutura que torna o lugar um espaço de lazer. O maior exemplo é uma escola totalmente integrada ao espaço natural. Tem também áreas de lazer destinadas a crianças e adolescentes.
No meio do caminho tem arte
Para quem curte arte, a caminhada também oferece a oportunidade de apreciar grafites ao longo do que antes era o caminho do trem. Para você que pretende fazer a jornada, a gente deixa até um desafio: encontrar, sob um dos arcos, próximo à ponte, a escultura do Hide Man. Foi uma distração nossa. Deixamos passar.
Antes de chegar ao fim dessa caminhada maravilhosa, vale a pena ressaltar dois pontos: o primeiro é que Parkland Walk faz parte do Capital Ring, um circuito de caminhadas londrino; existe uma associação, a Friends of The Parkland Walk, que cuida da preservação do lugar. É uma associação aberta, onde todos podem participar.
No mais, o melhor mesmo é você acompanhar Kiki. Você vai caminha por um desses lugares que as palavras deixam muito a desejar na hora de descrever. O melhor mesmo é ver e, se possível, aproveitar um belo dia de sol e fazer essa caminhada.