canavieiros
fotografia de paulo pimentel

A exposição Canavieiros, do fotógrafo brasileiro Paulo Pimentel é um retrato do mundo dos cortadores de nordestinos que denunciam a dura realidade em que vivem. Por outro lado, a beleza plástica revela um lado surpreendente para quem vive em condições tão adversas: a delicadeza.

Carioca, Paulo é radicado na capital inglesa, para onde veio trabalhar como repórter cinematográfico, no início da década de 80. A exposição aconteceu na Galeria 32, da Embaixada brasileira em LondresA ideia de Canavieiros nasce a partir da amizade de Paulo Pimentel e o jornalista Francisco José, profissional que ganhou destaque nacional como repórter da Globo.

Canavieiros Fotografias

Em uma visita ao amigo, ele foi levado para conhecer a Zona da Mata, uma das grandes regiões produtoras da cana de açúcar no Brasil. Ali, as condições tipográfica impedem a mecanização. Onde não chegam o trator e o caminhão, o trabalho fica por conta do braço forte do canavieiro.

Exposição Canavieiros

Exposição Canavieiros

Durante o tempo em que passou fotografando os trabalhadores nos canaviais, as lentes de Paulo foram montando uma história, cheia de dramas, sofrimentos, mas também de amor, solidariedade, força e dignidade. Em cada foto, Paulo vai desvendando um mundo desconhecido pela maioria dos brasileiros. É aí que mora a grande contribuição de Canavieiros.

Canavieiros

Como Paulo mesmo afirma, em tom de gratidão, a exposição é uma forma de dizer “muito obrigado” a cada um daqueles personagens pela permissão para entrar em um mundo tão peculiar. Dar visibilidade a estes trabalhadores é provocar reflexão e tomada de consciência. Cada criança no trabalho, por exemplo, é uma criança a menos na escola. Pensar no futuro é pensar na manhã seguinte, para mais um dia de trabalho duro.

Canavieiros

Em nosso vídeo, você tem a oportunidade de passear por esta realidade, tendo Paulo como seu guia. De foto em foto, ele vai revelando os diálogos e sentimentos que precediam cada click e que foram eternizados pela fotografia. Uma relação que se transformou em um caso do amor que ele registrou com maestria.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv