cantar fusing
o brasil encontra a índia

Cantar FuSing é um projeto criado pelos Gui Tavares e Baluji Shrivastav, para promover o encontro das músicas brasileira e indiana.

Para acionar as legendas em português, clique “CC“, no player.

Cantar FuSing começa a tomar corpo quando o músico brasileiro radicado em Londres, Gui Tavares, pensou em abrir novas perspectivas, expandindo fronteiras para o Projeto Cantar, que ele vem realizando na capital inglesa. Ele é o criado do Nossa Voz, o primeiro grupo vocal brasileiro em Londres, criado em 2004.

Baluji Shrivastav e Gui Tavares

Baluji Shrivastav e Gui Tavares

Pesquisando na Internet, ele se interessou pelo trabalho e história do consagrado músico indiano Baluji Shrivastav. Desde o primeiro encontro nasceu uma relação musical que já dura 4 anos. Baluji é um multi-instrumentista que superou a partir dos 3 anos, quando perdeu a visão, descobriu a música como meio de expressão.

Cantar Fusing

Embora a cítara seja o seu principal instrumento, o talento natural de Baluji Shrivastav permite que ele toque qualquer instrumento que lhe caia às mãos. Entre os inúmeros reconhecimentos ele tem a Order of the British Empire – OBE -, concedido pela realeza britânica, como reconhecimento à grande contribuição às artes, ao conhecimento e à cultura no Reino Unido.

LInda Shanovitch

LInda Shanovitch e Alua Nascimento

Cantar FuSing – uma noite especial no Rich Mix

O grande encontro do Cantar FuSing foi realizado no dia 19 de outubro de 2019, no Rich Mix, em um palco repleto de músicos de diferentes nacionalidades. Duas cantoras, Linda Shanovitch, esposa de Baluij, e Gabriela Kozyra, emprestaram suas belas vozes ao vocal. O indiano Mohanish Jaju, na tabla; o brasileiro Alua Nascimento; nos teclados e violão, Kaw Regis, além da participação de Peter Walker no sax e uma performance de capoeiristas brasileiros, deram um brilho especial ao encontro.

cantar fusing

Antes do Cantar FuSing acontecer no palco do Rich Mix, a gente foi até a casa de Baluiji Shrivastav, onde fizemos uma entrevista com ele e Gui Tavares. Além de conhecer mais da biografia de Baluji, Gui Tavares contou sobre os principais desafios que eles tiveram para que essa fusão entre a música ocidental, mais rica em harmonias, e a música indiana, onde a melodia predomina, fosse bem sucedida.

cantar fusing

Da esquerda para direita: Gabriela Cozyra, Baluji Shrivastav, Gui Tavares e Kaw Regis

O nosso vídeo, portanto, oferece a oportunidade única, tanto para quem foi ver o Cantar FuSing ao vivo como para aqueles que não tiveram a chance, de conhecer mais sobre a história desse belo projeto. Sem contar com a oportunidade de ver ou rever alguns dos melhores momentos onde duas culturas tão diferentes encontram na música uma forma de enriquecimento mútuo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv