canterbury
2 mil anos de história
e beleza
Canterbury, na Inglaterra, é uma das mais belas e atraentes cidades na Europa.
As razões são várias: charme, beleza, proximidade de Londres e 2 mil anos de história. É pelas ruas e história de Canterbury que Silvino Ferreira Jr., editor do Canal Londres, leva você no vídeo abaixo. Canterbury é cortada pelo Rio Stour, e é às margens dele, e bem ao lado das Westgate Towers, que o nosso vídeo dá a partida.
As Westgate Towers formam o único portão sobrevivente dos 7 que, na antiguidade, davam acesso à cidade. Ele também é o portão mais antigo que continua no mesmo lugar em toda Inglaterra. A razão para a existência dos portões é que os romanos, fundadores de Canterbury, construíram uma muralha em torno da cidade, que ainda pode ser vista em grande parte.

Westgate Towers
Assim que passa o portão, você já entra na St Peter’s Street, a rua principal do centro de Canterbury. Cheia de lojas, pubs, restaurantes, onde você pode parar depois do seu passeio. Vale a pena prestar atenção na arquitetura das construções. São diversos estilos que mostram como a cidade foi evoluindo. Nas ruas estreitas, paralelas e perpendiculares à St Peter’s estão algumas das principais atrações turísticas de Canterbury, que você também pode conhecer num passeio que sai de Londres..

St Peter’s Street – Canterbury
Um dos pontos de parada obrigatória na rua principal é a estátua de Geoffrey Chaucer. Ele é o autor dos famosos Contos de Canterbury, uma coleção de histórias, escritas a partir de 1387. Não é por acaso que a estátua dele está tão bem localizada. A obra de Chaucer é um clássico da literatura universal, que muito contribuiu para a fama da cidade.

Estátua de Geoffrey Chaucer
Catedral de Canterbury – a estrela das atrações
O ponto central de qualquer visita a Canterbury é a sua catedral. Ela é visível de diversos pontos da cidade, mas é importante coroar a sua visita pagando o ingresso cobrado dos visitantes e conhecê-la por dentro. Declarada Patrimônio Universal da Humanidade, pela UNESCO, a catedral celebra o encontro dos estilos gótico e romanesco. Ela foi construída em 15 com a chegada de Agostinho de Canterbury, em 597. Ele foi o primeiro arcebispo de Canterbury. Vale relembrar que foi Agostinho que introduziu o cristianismo na Inglaterra.

Catedral de Canterbury
Ao visitar a catedral, você deve ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo, dependendo do dia e da hora da sua visita, algumas partes da igreja são interditadas aos turistas. Isso porque, claro, existem serviços religiosos regulares. Também não é permitido filmar ou tirar fotos no interior da catedral. O que a gente pode assegurar é que você vai ficar impressionado com o que vai ver lá dentro. Você não pode deixar de visitar os jardins e as partes subterrâneas da Catedral. O seu passeio ficaria incompleto.

Catedral de Canterbury
Muita gente diz que só conhecer a Catedral de Canterbury já paga a visita à cidade. É verdade, mas isso não significa que você deve terminar o seu passeio ali. Canterbury tem muito mais a oferecer. São vários museus, incluindo o Roman Museum, que conta a história de Canterbury desde os primórdios. Há também o famoso Marlowe Theatre, cujo nome é uma homenagem a um dos mais famosos filhos da cidade, Christopher Marlowe. Ele foi um importante autor, que renovou o teatro inglês, durante o período elisabetano. A obra de Marlowe influenciou muita gente, incluindo o maior nome da literatura inglesa, William Shakespeare.

Silvino Ferreira Jr
O nosso passeio ainda incluiu a St Augustine Abbey, onde, ao lado, você pode ver as ruínas do que um dia foi o Monastério de Santo Agostinho. E como a gente começou às margens do rio que corta a cidade, resolvemos terminar sobre uma das pontes por onde passa um dos seus canais. Tudo para deixar uma última dica: vale a pena fazer um passeio de barco e conhecer a bela Canterbury de outro ponto de vista.
Para finalizar, uma informação muito prática: Canterbury fica muito próxima de Londres. Isso quer dizer que, se você está de passagem pela capital inglesa, mas quer ir um pouco além, vale a pena viajar cerca de 1:30min para conhecer a capital do condado de Kent. O tempo para chegar lá depende se você vai de carro, que você pode alugar em Londres, de ônibus, que leva um pouco mais de tempo, mas é mais barato, ou de trem, que é um pouco mais caro, porém mais rápido. De qualquer forma, é um passeio que você não vai se arrepender.
Muito Obrigado Sr. Silvino Ferreira Jr, pelo seu vídeo e suas informações sobre a cidade de Canterbury. Eu enviei um email para o seu canal e uma mensagem no seu Facebook sobre esse assunto.
Um abraço.
Deus te abençoe.
Jose Luiz – RJ