cantora brasileira na alemanha
katia guedes

o popular encontra o erudito em berlim

Entre outras razões, este é um vídeo muito especial para o Canal Londres. É a estreia de uma cantora brasileira na Alemanha em nossa galeria dedicada à nossa música. Ela vem fazer companhia a um grande time de vozes brasileiras na Europa. Katia é nascida em Santo André, São Paulo e tem construído a carreira a partir de Berlim, onde ela mora. Foi lá que a encontramos.

cantora brasileira katia guedes

Katia Guedes

Foi um encontro sem dia ou hora marcada. Kátia foi convidada para cantar na abertura da exposição “A Luz é como Água”, na Galerie Forum Berlin am Meer, que o Canal Londres cobriu. Depois da rápida passagem de som, ao lado do pianista brasileiro, Felipe Balieiro, fomos apresentados. Ali mesmo nasceu a ideia de entrevistá-la e gravar trechos da apresentação que faria na galeria.

katia guedes em berlim

Filha de um casal de artistas, a música entrou naturalmente na vida de Katia Guedes. A única dúvida que, por algum tempo a dividiu, era se seguiria a carreira de cantora ou instrumentista. No início da adolescência, ela foi estudante de oboé. A cantora ganhou espaço e, depois de esgotar as possibilidades de estudos no Brasil, uma bolsa de estudos abriu novas perspectivas para que ela pudesse expandir o talento que tem na voz.

pianista brasileiro em berlim

Felipe Balieiro

Mais de duas décadas de uma carreira consolidada

Depois de mais de duas décadas morando no exterior, Katia já cantou em inúmeras casas de prestígio em Berlim. Mas além das apresentações como cantora, nos últimos anos, ela tem se dedicado a um trabalho mais específico, que  integra música e artes cênicas. Vale destacar que, com a tradição que o país tem na música contemporânea, conquistar espaços como uma cantora brasileira na Alemanha, não é tarefa das mais simples. Como ela mesma destaca, a capital alemã é, hoje, um centro de convergência de grandes músicos. Isso abre oportunidades, mas também aumenta a responsabilidade e o nível de exigência.

A Canção Brasileira CD de Katia Guedes

É um país com tantos grandes nomes da música clássica, mas, vale a pena ressaltar,  com os olhos voltados para o futuro. Isso gera o ambiente ideal para quem quer beber na fonte do erudito para enriquecer a canção popular. Esta é uma das razões que levaram Katia Guedes a se estabelecer em Berlim. O CD “A Canção Clássica Brasileira”, lançado recentemente pelo selo Tango Malambo, é o resultado desse encontro entre uma cantora brasileira na Alemanha e a tradição de um país que deu ao mundo nomes  como Beethoven, Bach e Schumann, entre tantos outros.

 

crece pelo