canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

capital de malta
valeta

A capital de Malta, Valeta, foi a primeira cidade planejada na Europa.

Uma visita a Valeta pode ser uma dessas belas surpresas que uma viagem pode proporcionar,  especialmente para quem vai pela primeira vez. Antes de tudo, é uma cidade pequena, que dá para conhecer as principais atrações turísticas em poucas horas.

Por outro lado, a capital de Malta tem uma bela história guardada no interior da muralha construída, junto com a cidade, para protegê-la de invasões, no século XVI. Em nosso primeiro vídeo produzido em Malta, você vai acompanhar o nosso editor, Silvino Ferreira Jr., pelas ruas dessa histórica cidade.

viagem a valeta

Silvino Ferreira Jr

Descubra mais:

Uma visita a Funchal, na Ilha da Madeira

Capital de Malta – um pouco da história

Esta talvez seja a maior surpresa para quem começa a conhecer a história da capital de Malta: Valeta foi a primeira cidade planejada da Europa. Isso tem a ver com a posição estratégica de Malta no mapa: localizado entre o Sul da Europa e o Norte da África, o arquipélago é uma espécie de elo entre os dois continentes. Por isso, sempre foi alvo de invasões.

No século XVI, Cavaleiros da Ordem de São João, chegaram a Malta. A ilha foi oferecida como um refúgio contra a perseguição dos turcos otomanos. Com a ajuda do Papa Pio V e do Rei Felipe II da Espanha, a cidade foi planejada para ser uma fortaleza e a construção começou a partir de 1566.

capital de malta

Valeta

3 atrações, 3 projetos do mesmo arquiteto

Entre os lugares que são obrigatórios para se visitar em Valeta, estão o novo portão da cidade, a nova sede do parlamento maltês e o prédio do Royal Opera House. Entre um do outro, a pé, você tem uma distância que percorre em 2 minutos e têm em comum o trabalho do mesmo arquiteto. Trata-se do aclamado italiano Renzo Piano, que também é o responsável pelos projetos do “The Shard“, em Londres e, como co-autor, do Centro Pompidou, de Paris.

portão de Valeta

Portão de Valeta

A catedral de Valeta

Outro ponto turístico da capital maltesa é a Catedral de São João. A igreja foi construída pelos Cavaleiros da Ordem de São João. Durante uma reforma no século XVII, foi adotado o estilo barroco e, no seu interior, ela conta com 3 obras do consagrado artista italiano Michelangelo Merisi, conhecido com Caravaggio. No século seguinte, ela passou a ser denominada, como Co-Catedral, dividindo com a Catedral de São Paulo, em Mdina, o posto de arquidiocese da Igreja Católica de Malta.

capital de malta

Catedral de São João

Barracks Gardens – vista privilegiada

Barracks Gardens pode ser considerado outro ponto alto da visita a Valeta por duas razões: a primeira é literal, porque fica na parte mais alta da cidade; e a segunda é porque nenhum visitante pode perder a vista privilegiada que os jardins proporcionam. De lá, é possível ver as 3 Cidades, como são conhecidas as vizinhas Vittoriosa, Senglea e Cospicua.

Para quem chega de barco, como foi o nosso caso, há um elevador, a poucos metros do ponto de desembarque, que leva direto ao Barracks Gardens. Foi projetado para ser um lugar de descanso e até hoje é uma das belas opções de lazer dos habitantes da cidade.

as 3 cidades

Vista a partir do Barracks Gardens

O ponto final do nosso passeio foi com a vista maravilhosa proporcionada pelo Barracks Gardens e com um tiro de canhão. Isso mesmo, às 16h, tradicionalmente, acontece ali um tiro de canhão que é chamado de Saluting Battery.

O canhão foi muito usado no passado para lembrar datas e ocasiões especiais, toques de recolher e alertas de aproximação de inimigos. Hoje, é uma atração turística que você você pode acrescentar à sua visita à capital de Malta. Diga-se de passagem, um lugar onde a temperatura é agradável até no inverno. Veja o nosso vídeo e descubra mais sobre esse belo lugar.

 

 

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x