capitolina books
livros brasileiros em londres

Em noite muito especial para os brasileiros em Londres, o lançamento da Capitolina Books foi celebrado com uma festa que reuniu apaixonados por arte, gastronomia e, principalmente, literatura brasileira. A iniciativa da escritora Nara Vidal de lançar, na capital britânica, uma livraria online com livros de autores brasileiros só tem merecido aplausos. Mas para contar um pouco da história que deu origem à Capitolina Books, nada melhor que uma conversa com a sua criadora. Foi o que fizemos.

nara vidal

Descubra mais:

O poeta Natan Barreto e o livro “Movimento Imóvel”

A idealizadora da Capitolina Books

Nara Vidal recebeu o Canal Londres em sua casa, em Tunbridge Wells, cidade localizada no condado de Kent e muito próxima de Londres. A conversa não poderia ter melhor locação: a biblioteca e escritório de Nara, que passou a ser também o lugar onde ela armazena os livros disponíveis no catálogo da Capitolina.

lugar comum

A escritora Nara Vidal

O encontro foi também uma oportunidade para conhecer Nara Vidal como escritora. Formada em Letras, uma das razões que a trouxeram para Londres foi a paixão que tem por William Shakespeare. Já a principal inspiração para tornar-se escritora foi o desejo de oferecer à filha, nascida aqui, uma boa educação bilíngue. Daí para começar a escrever livros infantis foi questão de tempo. O passo seguinte foi lançar-se como escritora para o público adulto. Foram dois livros de contos, até o momento, e, em 2018, sai o primeiro romance de Nara.

site da capitolina books

Machado de Assis – inspiração para o nome da livraria

Ao entender o quanto Nara Vidal é apaixonada por livros e, em particular, pela literatura brasileira, você descobre a origem da Capitolina Books: a primeira livraria de livros brasileiros em Londres é fruto dessas duas paixões. Foi a distância e a espera pelos novos lançamentos literários no Brasil que a fizeram dar este importante passo e tornar-se uma empreendedora. O nome vem de Maria Capitolina Santiago, a Capitu, de Dom Casmurro, obra de Machado de Assis.

nara vidal

Nara Vidal

A festa de lançamento da Capitolina Books

Uma grande ideia merece uma festa de lançamento especial e, no caso da Capitolina Books, foi exatamente o que aconteceu. Para tanto, Nara contou com a ajuda de Daniela Paiva, criadora Cooknstprojeto que promove o encontro de pessoas e suas histórias em torno da comida, música, arte, literatura. O belo encontro aconteceu na Baldwin Gallery, localizada no sudeste de Londres. Lá estavam alguns dos escritores que têm livros no catálogo da Capitolina, a exemplo de André LaurentinoNatan Barreto. Outra presença de destaque foi o da criadora do Bilingual Book Club, Nara Kerecuk.

andré laurentino

André Laurentino

Agora, chegou a hora de você ver o registro que fizemos desse momento muito especial para literatura brasileira no exterior. Um belo projeto, como é o caso da Capitolina Books, merece mais que aplausos, merece apoio. O nosso vídeo é uma forma de divulgar algo tão importante como ter livros que amamos ao nosso alcance. Vida longa à Capitolina Books!

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv