pedro campolina
capoeirista brasileiro em londres
Pedro Campolina é capoeirista e músico percussionista.
Acima de tudo, ele é um bom exemplo da atração que a cidade exerce sobre músicos e profissionais de outras áreas. Principalmente atividades ligadas à arte e cultura. A exemplo de outros conterrâneos, ele chegou à cidade com a intenção de aprender o inglês. A ideia era investir na área em que pretendia atuar: o turismo.
Descubra mais:
A música e o violão de Netto Pio em Londres
Músico e capoeirista brasileiro em Londres
Londres, porém, abriu-lhe as portas para o seu lado musical e de capoeirista. Ao descobrir o fascínio que a capoeira desperta nos europeus, ele também percebeu a chance viver da sua arte. Ao mesmo tempo, transmitir aos europeus parte do legado que essa arte afro-brasileira, uma mistura de dança e luta, carrega em si. A opção pela vida de professor de capoeira pareceu óbvia.
Além disso, é uma prática que promove o encontro de pessoas de diferentes nacionalidades, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Nas suas aulas, muitos dos seus alunos também aprendem o português e despertam o interesse pelo Brasil. Entre as outras atividades de Pedro Campolina na capital londrina ele destacou a participação, como percussionista convidado, na banda brasileira Natema.
Assim como o samba, o maracatu, o futebol, a capoeira está entre as nossas manifestações artísticas que revelam a originalidade e a criatividade da nossa gente. Pedro foi um legítimo representante, um embaixador da nossa cultura na Europa e, por isso vale a pena ver e ouvir o que ele tem a dizer sobre o seu trabalho durante o tempo em que viveu em Londres.