casa museu em hampstead – fenton house

beleza que encanta e distraí

Você está prestes a entrar na Fenton House, uma casa museu em Hampstead. Como companhia, você terá Thais Lima, que tem um blog sobre a capital londrina. Mas antes de entrar na Fenton House, você vai ficar encantado com o jardim e o pomar dessa casa museu em Hampstead que abriga uma belíssima coleção de arte em pintura, cerâmica e objetos valiosos.

fenton house

Antes de chegar aos jardins, um pouco de história e curiosidade. Esta bela casa do século XVII pertencia a um rico comerciante da época. Assim como em outros casos, os objetos e obras de arte adquiridos ao longo do tempo transformaram a Fenton House em um patrimônio cultural. Por isso, hoje, ela é parte da National Trust, organização encarregado de cuidar do patrimônio cultural do país. Uma das grandes preocupações da National Trust é com a natureza e os jardins da nossa casa museu em Hampstead se encaixa perfeitamente nesta missão.

fenton house

Thais Lima

Descubra mais:

Uma visita ao Horniman Museum & Gardens, outra casa museu em Londres

A grande curiosidade em dessa casa museu em Hampstead

Impossível não notar. Basta olhar a Fenton House de frente para ficar intrigado. Algumas das janelas da casa estão completamente fechadas com tijolos. É uma marca que poderia ter sido encoberta, mas não foi por razões históricas. No século XII, foi criado uma espécie de “Imposto da Janela”. Ou seja: para cada janela que uma casa tivesse, se pagava uma taxa extra. A maneira, ou “jeitinho”, que alguns proprietários encontraram para escapar desse abuso foi simplesmente vedando janelas.

jardim da fenton house

Voltado ao jardim. De tão belo chega a ser uma distração, como você vai notar em nosso vídeo. Em nossa visita à Fenton House, quase perdemos o horário de entrada na casa porque as belezas do jardim nos prenderam. Cada canto revela uma surpresa, um detalhe. Você pode passar horas se espantando de admiração. Aconteceu com Thais e vai acontecer com qualquer pessoa que curta passar tempo em companhia da natureza. Tem também algumas áreas, recantos, reservados, para uma boa leitura e para quem curte viajar com os pensamentos.

casa museu em hampstead

Mas toda beleza dos jardins não deve ser razão para você deixar de conhecer esta casa museu em Hampstead.Assim como a parte externa, vale a pena gastar um bom tempo admirando os tesouros que ela guarda. As coleções de objetos de porcelana saltam aos olhos. Mas também existem ali quadros, um quarto com a decoração da época, um belíssimo piano, entre outras relíquias.

casa museu em hampstead

No final do passeio, você descobre o preço que pagamos por conta da distração com o jardim e o pomar da Fenton House: quanto fomos ao andar superior, que dá acesso à sacada da casa, já era tarde demais. O que perdemos? A belíssima vista da capital londrina que a casa proporciona. Ela está situada na parte alta de Hampstead. Para que não aconteça o mesmo durante a sua visita à Fenton House, Thais deixa o recado: ela fecha às 16:30.  Já o nosso vídeo acima fica aberto dia e noite, 7 dias por semana. é só você pressionar o play para abrir a porta.