castelo de himara
albânia
O Castelo de Himara, na Albânia, foi construído há mais de 2.500anos. Himara, no sul da costa adriática da Albânia, é uma cidade onde grande parte da população é de origem grega. Situada entre as Montanhas Llogara e o Mar Jônico. Depois da queda do Império Romano, a Albânia passou a ser parte do Império Bizantino. Ao longo da sua longa história, foi alvo de diferentes povos que tentaram dominar a região.
Descubra mais:
Castelo de Berat, o maior dos Balcãs
Castelo de Himara – uma fortaleza com vista
A cidade é muito conhecida pelas suas praias, mas uma visita às ruínas do Castelo de Himara vale a pena por duas diferentes razões: a história dessa fortaleza milenar e a vista que o alto da montanha proporciona. Ao chegar ao castelo, você estará 2.000 metros acima do nível do mar.

Ruínas de uma igreja no Castelo de Himara
Uma das primeiras coisas que o visitante vai notar ao chegar ao Castelo de Himara é a razão porque ele foi construído ali. Do interior das suas muralhas se tem uma visão de 360 graus. Isso, combinado com a altura montanha sobre a qual ele foi construído, permite que o inimigo seja percebido muito antes de chegar às imediações do castelo. Por isso mesmo, ele foi transformado em uma fortaleza, durante a Idade Média.

Silvino ferreira Jr.
5 séculos de resistência
No papel de fortaleza, o castelo exerceu um papel decisivo na defesa de Himara contra os ataques das tropas do Império Otomano. Durante 5 séculos, as tentativas foram repelidas, fazendo com que Himara mantivesse a sua condição de província autônoma.

Silvino Ferreira Jr
Uma das particularidades que você também vai notar durante o passeio é que o Castelo de Himara, na verdade, as suas ruínas, estão em estado de abandono. Mesmo sendo primavera, não cruzamos com nenhum turista durante as nossas filmagens. Não havia nem mesmo um local destinado à cobrança de ingressos. Para quem curte descobrir preciosidades que ainda não estão no roteiro da maioria dos turistas, é perfeito.

Ruínas do Castelo de Himara
A percepção de que o castelo está abandonado só não é total porque, ao redor, existem casas habitadas. Na subida, encontramos alguns moradores. Um deles, inclusive, apontou o caminho a seguir, em um momento de dúvida.
As casas com seus jardins floridos oferecem um belo contraste com as ruínas dessa construção secular. Veja o nosso vídeo e descubra porque vale a pena conhecer esse lugar com tanta história pra contar.