castelo de windsor
900 anos de história
O Castelo de Windsor foi construído no século XI, pelo rei normando William, O Conquistador, o mesmo que mandou erguer a Torre de Londres. Uma das residências oficiais da realeza britânica, além de maior, é o castelo habitado mais antigo da Europa. Em 2018, você vai ouvir falar muito sobre o Castelo de Windsor.
É lá que o Príncipe Harry casou com a atriz norte-americana Meghan Markle, no dia 19 de maio de 2018. Mas existem outras razões para você incluir este lugar histórico no seu roteiro de viagem pela Inglaterra.
Vista aérea do Castelo de Windsor
Descubra mais:
Faça um passeio guiado de um dia por Windsor, Stonehenge e Bath.
Stonehenge fica a 1h do castelo e vale a pena conhecer
Castelo de Windsor – onde fica e por que foi construído
O castelo fica na cidade de mesmo nome, Windsor, no condado de Berkshire, sudeste da Inglaterra, a 38Km de Londres. Quando foi construído, sua principal função era proteger o domínio normando no país. Por isso, ele foi erguido sobre uma colina, às margens do rio Tâmisa, e protegido por 3 alas. Mais tarde, essa proteção seria reforçada com uma estrutura de pedra, como era mais comum na Europa.

Windsor Castle
A primeira grande mudança do castelo
Ao longo dos séculos, o Castelo de Windsor foi passando por grandes mudanças. Isso explica os diferentes estilos arquitetônicos que podem ser notados hoje. A primeira delas aconteceu no século XIII, durante o reinado de Henry III. Ele mandou construir um palácio luxuoso dentro do castelo. Começava ali a história do Windsor Castle como residência real.

Guarda Real – Windsor Castle
Os diferentes estilos arquitetônicos do Windsor Castle
Com 900 anos de história, Windsor Castle os diferentes estilos arquitetônicos deve-se aos caprichos dos monarcas de plantão. Quando assumiu o trono, Edward III ampliou e tornou o palácio construído por Henry III ainda mais luxuoso. No século XVII, Charles I contratou o arquiteto Hugh May, que adotou o estilo barroco da época.
Os Apartamentos de Estado
No período conhecido como georgiano, George III e o seu filho, George IV, nos séculos XVII e XIX, promoveram uma grande renovação do palácio. Foi uma obra caríssima que deu origem à principal atração do interior do palácio: os Apartamentos de Estado, aposentos luxuosíssimos, repletos de mobílias em estilo gótico, rococó e barroco. A última grande restauração aconteceria em 1992, quando um incêndio destruiu parte do Castelo de Windsor.

Royal Collection Trust – George Housman, ‘Rainha Victoria recebe o Imperador e a Imperatriz da França no Castelo de Windsor.
Victoria abre as portas do palácio ao público
Durante o longo reinado da Rainha Vitória, ela teve várias residências oficiais, mas 3 delas foram as principais: os palácios de Buckingham e Windsor, e a Osborne House, que fica na Ilha de Wight. Esta última era a predileta da rainha, mas foi ela que decidiu abrir o Palácio de Windsor à visitação pública.

Joseph Nash, ‘ Exterior do Windsor Castle’ – Royal Collection Trust
A residência favorita da Rainha Elizabeth II
A atual ocupante do trono britânico, a Rainha Elizabeth II tem uma relação especial com o Castelo de Windsor. Ela costuma ficar no Palácio de Buckingham durante a semana, por conta dos compromissos oficiais, mas passa os finais de semana em Windsor. É lá também que ela costuma passar férias e não é segredo que é a sua residência predileta.
A igreja onde o Príncipe Harry vai casar
Ao contrário do pai, Príncipe Charles, que casou na Catedral de São Paulo, e do irmão, William, que casou na Abadia de Westminster, o casamento do Príncipe Harry foi celebrado na St George’s Church Chapel, uma capela construída por Henry III, no século XIII, dentro dos domínios do Castelo de Windsor. Ou seja, em 2018, mais um acontecimento histórico será adicionado aos 900 anos do castelo.