castelo medieval
e residência da realeza
windsor castle

Para quem quer conhecer um castelo medieval na Inglaterra, Windsor Castle é a primeira opção. Os motivos são muitos: imponência, beleza, história, estilos arquitetônicos, são alguns deles. Ele foi construído por Guilherme I, O Conquistador, em 1070. A posição estratégica, bem às margens do rio Tâmisa, e as gigantescas muralhas não escondem a intenção: proteger Londres e as conquistas do Império Normando no país.

windsor castle

Descubra mais:

O charme e a beleza do Leeds Castle

Mas o tempo passou e, em seus mais de 900 anos de história, esse castelo medieval passou por muitas transformações. Muitos monarcas procuraram imprimir uma marca pessoal dentro dos limites da grande muralha que cerca o Windsor Castle. Uma das grandes mudanças foi quando ele passou a ser também uma das residências oficiais da realeza. Isso aconteceu no século XIII, durante o reinado de Henry III. Windsor Castle é o maior e mais antigo castelo habitado da Europa.

troca de guarda windsor castle

Troca de Guarda

Troca de Guarda – uma atração logo na chegada

O vídeo acima foi produzido durante um tour guiado, reservada pelo casal Valdir Gomes Barbosa e Roberta Nunes Barbosa. Eles reservaram o passeio no Londres Tours, um serviço associado ao Canal Londres, e tiveram muita sorte: logo na chegada, puderam ver a Troca de Guarda, uma das principais atrações do castelo. Se você deseja incluir essa atração durante a sua visita, é só checar o calendário com os dias e horários. 

apartamentos de estado

Apartamentos de Estado – atração que não se pode perder

O ponto alto de uma visita a esse castelo da Idade Média são os chamados State Apartments (Apartamentos de Estado). Eles foram construídos durante o reinado de Charles II, no século XVII.  A ideia era rivalizar com o luxo e refinamento do interior do Palácio de Versalhes. Mas foi nos reinados de George III  George IV, que eles foram reformados e ganharam a dimensão que ostentam hoje. Móveis, obras de arte, tapetes, coleção de armaduras, forma uma coleção de valor inestimável. Como não é permitido produzir imagens lá dentro, a única forma de conhecer esse mundo à parte é visitando pessoalmente.

St George Chapel

St George Chapel

Capela de São Jorge – casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle

A St George Chapel (Capela de São Jorge) foi construída por outro monarca que deixou sua marca pessoal no castelo: o rei Henrique VIII. O mesmo que casou 6 vezes e e o fundador da Igreja Episcopal. 2018 se transformou m um ano muito especial para essa capela, construída em estilo gótico: é o local escolhido para o casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle. É um casamento histórico porque, pela primeira vez na história, um membro da realeza inglesa vai se casar com alguém de ascendência africana.

passeio em windsor

Valdir Gomes Barbosa e Roberta Nunes Barbosa

Casa predileta da rainha a bem perto de Londres

Windsor, que também é o nome da cidade onde esse castelo medieval da Inglaterra está localizado, é também a residência predileta da atual monarca, a Rainha Elizabeth II. Ela tem os aposentos privados no interior do castelo, onde costuma passar os finais de semana. De Londres, há muitos trens que deixam você lá, em apenas uma hora. Mas se você quiser uma tour para Windsor basta entrar em contato com o Londres Tour e organizar o seu passeio. Você também pode programar um dia inteiro de passeio, incluindo os Banhos Romanos, em Bath, e o Sítio Arqueológico de Stonehenge.

 

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv