casuarina em londres

Casuarina em turnê de lançamento do CD +100.

Depois de muito tempo desde a primeira apresentação na cidade, a capital londrina foi a última parada da turnê europeia do grupo. O local escolhido para a noite de uma festa bem brasileira foi o Rich Mix, em Shoreditch. Foi também a oportunidade de ter o Casuarina em nossa galeria musical.

casuarina

Descubra mais:

A autêntica roda de samba brasileira em Londres

Casuarina – da Unirio para o mundo

Como é frequente, o nosso registro foi além do que aconteceu no palco e na platéia. Nos bastidores, uma conversa com os 4 integrantes do grupo revelou um pouco da história do Casuarina. Já com quase 2 décadas de histórias, a formação surgiu ainda nos tempos de estudantes.

Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais) eram alunos do curso de música da Unirio – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde se encontraram, em 2001.

casuarina rich mix londres

Casuarina – Rich Mix – Londres

No início, juntar-se para tocar tinha mais um sentido pedagógico e claro, de passatempo. Aos poucos no entanto, eles foram criando repertório, tocando na noite, até que chegou o primeiro CD Casuarina, em 2005, pela gravadora Biscoito Fino. O lançamento representou o início de uma nova etapa na vida do grupo.

daniel montes

Casuarina em Londres

Não demorou para que o Casuarina ultrapassasse as fronteira nacionais. São inúmeros os países visitados, levando o melhor do samba brasileiro para o mundo. É um samba com uma roupagem moderna, mas respeitando as raízes do ritmo. Uma prova disso é a inclusão dos grandes mestre no repertório de alguns dos discos lançados e nos shows do grupo.

show do casuarina

Rich Mix – Londres

Uma vez que o Casuarina é formado por músicos compositores, a escolha do repertório é um trabalho coletivo, que envolve muita audição e troca de ideias até chegar ao consenso. Isso também funciona na escolha de compositores que eles interpretam. O CD +100, promovido durante essa turnê europeia, é um exemplo desse trabalho coletivo de escolha de músicas.

samba em londres

Casuarina – Rich Mix – Londres

O +100 é uma referência e homenagem aos 100 anos do samba, celebrados em 2017. Ele também é o primeiro do grupo depois da saída de João Cavalcanti, um dos 5 integrantes da formação original do grupo. Em nosso vídeo, você vai ter um pouco dos dos Casuarinas: o das músicas autorais e interpretações de grandes mestres, a exemplo de Martinho da Vila.

Gabriel Azevedo

Casuarina em Londres

Finalmente, se você não sabe a origem do nome Casuarina, vai ficar surpreso com a resposta dado por João Fernando. É mais uma razão para você ver o nosso vídeo. Mas antes do show acabar, vale ressaltar que a presença do Casuarina em Londres é resultado do trabalho do DJ e produtor cultural Pedro D-Lita e B-Mundo Label. Para ficar por dentro de mais atrações que estão chegando na Europa, basta acompanhar a página da B-Mundo Label no Facebook.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv