charles dickens em londres
southwark

A razão para um vídeo sobre lugares de Charles Dickens em Londres é simples: 2012 é o ano em que se comemora os 200 anos do nascimento dele, um dos grandes nomes da literatura inglesa e mundial. Dickens nasceu em Portsmouth, no dia 7 de fevereiro de 1812, mas mudou-se para a capital do país muito cedo, acompanhando a sua família, quando tinha apenas 12 anos.

caminhs de charles dickens em londres

Aquiles Alencar Brayner

Saiba mais:

A cidade e a casa onde William Shakespeare nasceu

E foi na capital inglesa que ele viria a se tornar o mais popular e respeitado escritor da Era Vitoriana. Para marcar essa passagem tão importante, a gente convidou o brasileiro Aquiles Alencar Brayner, Curador da Biblioteca Digital da British Library, para um passeio por Southwark, onde ele reside e que foi muito frequentados pelo nosso personagem.

Aquiles Alencar Brayner

Aquiles Alencar Brayner

Nos passos de Charles Dickens

Guiado por Aquiles, você vai conhecer o The George Inn, pub que, durante a época de Dickens, também era um hotel, e ponto de parada de comerciantes que vinham para a cidade comercializar os seus produtos; vai passar pela ruela onde ficava o White Hart Inn, outro pub-hotel também frequentado por ele, onde hoje existe uma placa, na qual Dickens é citado ao lado de William Shakespeare.

lugares de charles dickens em londres

St George Inn

Isso não é por acaso: Southwark sempre foi uma região muito frequentada por escritores e artistas. É, por exemplo, a região de Londres que abriga o Shakespeare’s Globe. De lá, seguindo Aquiles, você vai em direção aos muros da antiga prisão de Marshalsea, onde o pai de Dickens esteve preso, por conta de dívidas não pagas aos seus credores. É um local muito importante na obra de Dickens porque muitos dos companheiros do seu pai, a quem ele visitava com frequência, inspiraram suas estórias e personagens.

lugares históricos em southwark

St George’s Church

Bem ao lado da Marshalsea, fica a St George’s Church, igreja frequentada por Dickens e que, de certa forma, ajudou a formar o seu aguçado senso de observador das injustiças sociais do seu tempo. O ponto final do passeio acontece na Nancy’s Steps, (degraus, ou escadaria, de Nancy), local onde a personagem de mesmo nome, uma prostituta do livro Oliver Twist, é assassinada.

charles dickens 200 anos

Dickens e Machado de Assis – Um paralelo

Mas a nossa conversa com Aquiles rendeu bem mais que um passeio por lugares de Charles Dickens em Londres: Aquiles faz uma análise da importância literária, social e política do escritor, dentro de um contexto histórico, além de traçar um paralelo entre o que acontecia na Inglaterra, no mundo e no Brasil, estabelecendo um interessante paralelo entre Dickens e Machado de Assis, por exemplo. Como você pode ver, sob qualquer perspectiva, este é um vídeo que você não pode perder.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv