christchurch, dorset
beleza e história
Christchurch, condado de Dorset, litoral sul da Inglaterra.
Christchurch tem tudo que o turista apaixonado por beleza e história procura. A principal referência, como o nome sugere é a sua igreja. Referência histórica, por ter dado o nome do nome da cidade, e geográfica, uma vez que a sua torre pode ser avistada de muito longe.
Christchurch Priory – uma igreja com muito a contar
Foi pela Christchurch, o nome oficial da igreja, que o nosso passeio com May Fassinger começou. Christchurch também foi a parada final de uma série que fizemos em Dorset. Além desse, são mais 3 vídeos: o primeiro, apresentando nossa guia, May Fassinger, mais Bournemouth, onde ela mora, e Hengistbury Head e Mudeford.
Até a construção da Christchurch Priory, em 1094, a cidade se chamava Twynham, palavra de origem celta que significa terra entre rios. Twynham foi construída na confluência dos rios Avon e Stour. À medida que acompanha May Fassinger pelo interior da igreja, você vai descobrindo o quanto ela ensina sobre sociedade da época em que foi erguida.

Planta em forma de cruz da Igreja Anglicana
Há muito o que aprender olhando para o piso, as paredes, o teto, o formato. Projetada em forma de cruz, uma tradição das igrejas anglicanas, ela dividia os fiéis pela posição social que cada um ocupava na sociedade. O acesso à parte superior da cruz era reservado aos ricos e influentes, enquanto que na parte inferior ficavam os simples mortais.

Lápide no interior da Christchurch Priory
O mesmo acontecia com aqueles que eram sepultados no interior da igreja: quanto mais importante, mais próximo da parte superior do crucifixo. Havia também aqueles que sequer podiam sonhar com uma lápide no interior da igreja. Outra curiosidade está relacionada às pedras usadas na construção da mesma. São pedras trabalhadas por especialistas, chamados de Masons, que estão na origem da Maçonaria.
Outro bela prova do quanto se pode aprender durante uma visita a Christchurch e ao seu castelo. Construído pelos normandos, no século XII, ele está dividido em duas partes. No topo de uma colina fica a área onde moravam os donos do mesmo, enquanto que a segunda parte são as ruínas do que era a residência dos serviçais e local para estoque de comida. Esta é a parte mais preservada. Como observa May Fassinger,é uma construção importante porque apresenta um design que deu origem às divisões no interior de uma casa.
Além de muita história e curiosidades, Christchurch também tem muita beleza natural para oferecer aos seus visitantes. Ao passear na companhia de May, você vai descobrir mais fatos interessantes e, ao mesmo tempo, apreciar belezas que palavras não são suficientes para descrever. Por isso que vale tanto a pena ver o nosso último vídeo dessa série tão especial sobre Dorset.