genebra antiga
vieille ville
Que tal um passeio pela Genebra Antiga (Vieille Ville)?
Genebra nasceu em no alto de uma colina. É para lá que Moira Versolato leva você depois de ter apresentado, aqui, no Canal Londres, o Lago Léman e o famoso Jet d’Eau,
Este é um lugar que não pode faltar na sua visita à Genebra. Mas antes de chegar lá, Moira deixou algumas dicas importantes pelo caminho, principalmente em relação ao transporte público. Bem diferente do nosso ai no Brasil, acredite.
Descubra mais:
Um passeio pelas ruas de Lisboa
Transporte Público de Genebra
Para chegar ao pé da colina que nos levaria à Genebra antiga, pegamos um ônibus. Já na parada, Moira mostra o quanto o transporte público na cidade funciona. A pontualidade é um dos destaques. m cada parada, você tem um display mostrando o horário que o próximo ônibus vai passar. E ele chega na hora.
Dentro do ônibus, você logo percebe que está em uma cidade onde o respeito é uma palavra de ordem. Há todo um código de etiqueta que os passageiros seguem para fazer com que o serviço seja mais eficiente. Deixar que as pessoas saiam para só depois embarcar é um desses códigos.
Place du Moulin
Antes de começar a subir a colina onde foi construída a Genebra antiga, vale a pena parar e conhecer a Place du Moulin. É um lugar que faz lembrar que Genebra é mais que uma das principais cidades da Suíça, porque é também uma das sedes das Organizações das Nações Unidas, a ONU.
O detalhe para o qual Moira chama a atenção está no chão: aqui e ali, você vai encontrar um ladrilho com palavras de boas vindas, nos 6 idiomas oficiais da ONU. E tem também a dica da hora que eles ficam mais visíveis e chamam mais atenção.
Cidade Velha de Genebra
Logo no início da subida, Moira destaca os aspectos da arquitetura da Cidade Velha que estão relacionados à religião calvinista. É um arquitetura sólida, compacta, sisuda. Em seguida, ela faz uma parada diante da Catedral de Genebra, a Cathédrale de Saint Pierre. É uma edificação que foi erguida originalmente como igreja católica e passou a ser uma igreja protestante no século XVI.
A casa do filho ilustre
Além de algumas curiosidades que Moira vai relatando no caminho, passamos também pela Prefeitura de Genebra e paramos na frente de um dos filhos ilustres da cidade, o pensador Jean Jacques Rousseau. Uma placa na frente da casa mostra o dia 28 de junho de 1712 como ano de seu nascimento. O local foi transformado em um museu, com o nome de Maison de Rousseau et de la Littérature.

Moira Versolato
Depois do passeio veio a parada final: bateu aquela fome e Moira nos levou a um restaurante local. Ali, ela deixou a dica final para o turista brasileiro que for a Genebra: o vinho branco da cidade é de excelente qualidade. Então, salut!