cinema independente em londres
lost tango, de jörg wagner
Embora o nome não entregue, Jörg Wagner é brasileiro e vive há mais de duas décadas na capital inglesa. Já Márcio Mello, de nome bem brasileiro, também tem em comum o fato a experiência de viver por um longo período longe das origens.
Outro ponto que os une é que ambos têm se aventurado como produtores de cinema independente em Londres. Uma missão que exige muita determinação e, acima de tudo, paixão pelo que se faz. Tudo isso, claro, associado à uma boa dose de talento.

Jörg Wagner
Enquanto Jörg é um estreante, Márcio já é nosso conhecido aqui no Canal Londres, onde ele aparece nos vídeos que produzimos sobre as montagens teatrais de “O Beijo no Asfalto” e “Put that in your pipe and smoke it”, de Anton Chekhov.

Márcio Mello
Mas além da longa experiência londrina, o que os une neste vídeo é o cinema, paixão através da qual eles se conheceram. Diretor do filme “Lost Tango”, juntamente com Karine Chevalier, Jörg Wagner, que também escreve, produz, edita e ensina cinema, convidou Márcio para participar do projeto. Desde então toram-se amigos.
A estória gira em torno de 3 personagens, Jota, interpretado por Márcio, Tereza, personagem da atriz brasileira Teresa de Araújo, e Marianne, imigrante francesa, vivida por Claire Dodin. Vivendo como estrangeiros, os 3 são unidos pelos conflitos, as carências e a busca da própria identidade, em meio à solidão de cada um deles.

Teresa Araújo
Mas a entrevista, realizada no aconchegante espaço brasileiro do Katavento Cafe, em Wimbledon’s Merton Abbey Mill, é uma agradável e descontraída conversa em torno do tema do filme, mas também uma reflexão sobre o que é fazer cinema em Londres, um desafio, mas também uma agradável aventura em torno do prazer de contar estórias e que, por isso, não pode se prender ao lado mercadológico da indústria cinematográfica.
E aí talvez a gente encontre uma grande semelhança com o que a gente vem fazendo nos últimos anos: registrando essa grande aventura que é viver longe do país de origem através da experiência de brasileiros aqui e na Europa.