cinema of brazil festival
female perspectives
Female Perspectives é o tema do Cinema of Brazil Festival 2018, que aconteceu no Rich Mix.
8 filmes, cujo elo em comum é a direção feminina em todos eles, participaram do festival. O escolhido para a abertura, “Eu, meu Pai e Os Cariocas“, teve um brilho especial: a presença da sua diretora, Lúcia Veríssimo. O vídeo abaixo é um resumo do que aconteceu na primeira noite do festival.
Descubra mais:
Outro registro de um festival do cinema brasileiro em Londres
A edição 2018 do Cinema of Brazil Festival contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Londres, representada, na noite do evento, pela Adida Cultural, Paula Rassi. A curadoria esteve a cargo de Adriana Rouanet, da Colibri Cultural.
Juntas, Paula e Adriana, guiam você, em nosso vídeo, sobre a temática e a importância e atualidade de um festival, cujo tema é a presença feminina na direção de filmes. Os dados são reveladores: segundo pesquisa, citada por Adriana, apenas 2% dos filmes brasileiros são dirigidos por mulheres.

Paula Rassi – Adida Cultural da Embaixada do Brasil em Londres
Por outro lado, os 8 filmes selecionados reafirmam a necessidade de que o espaço da mulher na direção cinematográfica seja ampliado. Ao descrever o processo de seleção dos filmes participantes, Paula Rassi faz uma surpreendente revelação: a temática do filme foi decidida a partir da qualidade dos filmes que os responsáveis pela seleção tinham à disposição. Coincidentemente, os filmes que mais chamaram a atenção e, ao mesmo tempo, eram os mais premiados, eram aqueles dirigidos por mulheres.

Os Cariocas
Eu, meu Pai e Os Cariocas abrem o Cinema of Brazil Festival
Lúcia Veríssimo, que dispensa apresentações por conta da brilhante carreira de atriz, mostra que se preparou para tornar-se diretora. O seu primeiro filme, Eu, meu Pai e Os Cariocas, é um longa-documentário, que conta a produtiva trajetória de um dos mais importantes grupos musicais do Brasil.

Lúcia Veríssimo e Adriana Rouanet
O que pode ser surpreendente para muita gente é que, ao mesmo tempo, Lúcia Veríssimo levou para as telas uma história muito familiar: os dois irmãos, Ismael Neto e Severino Filho, fundadores do grupo, são, respectivamente, o seu tio e o seu pai. Ismael Neto morreu prematuramente, aos 30 anos, deixando a cargo do irmão a responsabilidade pela continuidade de Os Cariocas.

Severino Filho
Reverenciado por grandes nomes da música brasileira com um gênio, a exemplo do irmão, Severino Filho conduziu a a banda numa longa travessia que começa no período de Getúlio Vargas, passa pela ditadura militar, até os dias atuais. Assim como o Brasil, a banda passou por várias formações, sem nunca perder o estilo e a qualidade da música que produziam.

Gilberto Gil
O que não falta no filme de Lúcia Veríssimo são atestados da importância do grupo no cenário musical brasileiro: Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil, Djavan, Gal Costa, Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, são apenas alguns dos nomes estelares que dão testemunhos sobre a dimensão de Os Cariocas e Severino Filho para a nossa música. Até mesmo os bons conhecedores da história da Bossa Nova, por exemplo, vão ficar surpresos com as revelações trazidas pelo documentário.

Cena do Filme Vazante, de Daniela Thomas
8 filmes, 8 diretoras
Vale também ressaltar, como faz Paula Rassi, a variedade de estilos presentes no Cinema of Brazil Festival 2018. Além do filme de Lúcia Veríssimo, o festival conta com os seguintes títulos e diretoras: Vazante, de Daniela Thomas, a ser exibido no último dia do evento; Divinas Divas, de Leandra Leal; Mulher do Pai, de Christiane Oliveira; Pendular, de Julia Murat; Baronesa, dirigido por Juliana Antunes; Aos teu olhos, de Carolina Jabor; Piripkura, com Mariana Oliva na direção.

Cena de Divinas Divas, de Leandra Leal
Se você chegou a este post depois do encerramento, a gente pode assegurar: vale a pena ver o vídeo acima: ele é o registro de um dia histórico para o cinema brasileiro no exterior: o dia em que um festival de cinema abriu as portas para o talento das brasileiras diretoras de cinema.