cinema of brazil festival
female perspectives

Female Perspectives é o tema do Cinema of Brazil Festival 2018, que aconteceu no Rich Mix.

8 filmes, cujo elo em comum é a direção feminina em todos eles, participaram do festival. O escolhido para a abertura, “Eu, meu Pai e Os Cariocas“, teve um brilho especial: a presença da sua diretora, Lúcia Veríssimo. O vídeo abaixo é um resumo do que aconteceu na primeira noite do festival.

Descubra mais:

Outro registro de um festival do cinema brasileiro em Londres

A edição 2018 do Cinema of Brazil Festival contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Londres, representada, na noite do evento, pela Adida Cultural, Paula Rassi. A curadoria esteve a cargo de Adriana Rouanet, da Colibri Cultural.

Juntas, Paula e Adriana, guiam você, em nosso vídeo, sobre a temática e a importância e atualidade de um festival, cujo tema é a presença feminina na direção de filmes. Os dados são reveladores: segundo pesquisa, citada por Adriana, apenas 2% dos filmes brasileiros são dirigidos por mulheres.

paula rassi

Paula Rassi – Adida Cultural da Embaixada do Brasil em Londres

Por outro lado, os 8 filmes selecionados reafirmam a necessidade de que o espaço da mulher na direção cinematográfica seja ampliado. Ao descrever o processo de seleção dos filmes participantes, Paula Rassi faz uma surpreendente revelação: a temática do filme foi decidida a partir da qualidade dos filmes que os responsáveis pela seleção tinham à disposição. Coincidentemente, os filmes que mais chamaram a atenção e, ao mesmo tempo, eram os mais premiados, eram aqueles dirigidos por mulheres.

os cariocas

Os Cariocas

Eu, meu Pai e Os Cariocas abrem o Cinema of Brazil Festival

Lúcia Veríssimo, que dispensa apresentações por conta da brilhante carreira de atriz, mostra que se preparou para tornar-se diretora. O seu primeiro filme, Eu, meu Pai e Os Cariocas, é um longa-documentário, que conta a produtiva trajetória de um dos mais importantes grupos musicais do Brasil.

Cinema of Brazil Festival

Lúcia Veríssimo e Adriana Rouanet

O que pode ser surpreendente para muita gente é que, ao mesmo tempo, Lúcia Veríssimo levou para as telas uma história muito familiar: os dois irmãos, Ismael Neto e Severino Filho, fundadores do grupo, são, respectivamente, o seu tio e o seu pai. Ismael Neto morreu prematuramente, aos 30 anos, deixando a cargo do irmão a responsabilidade pela continuidade de Os Cariocas.

severino filho

Severino Filho

Reverenciado por grandes nomes da música brasileira com um gênio, a exemplo do irmão, Severino Filho conduziu a a banda numa longa travessia que começa no período de Getúlio Vargas, passa pela ditadura militar, até os dias atuais. Assim como o Brasil, a banda passou por várias formações, sem nunca perder o estilo e a qualidade da música que produziam.

gilberto gil

Gilberto Gil

O que não falta no filme de Lúcia Veríssimo são atestados da importância do grupo no cenário musical brasileiro: Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil, Djavan, Gal Costa, Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, são apenas alguns dos nomes estelares que dão testemunhos sobre a dimensão de Os Cariocas e Severino Filho para a nossa música. Até mesmo os bons conhecedores da história da Bossa Nova, por exemplo, vão ficar surpresos com as revelações trazidas pelo documentário.

vazante

Cena do Filme Vazante, de Daniela Thomas

8 filmes, 8 diretoras

Vale também ressaltar, como faz Paula Rassi, a variedade de estilos presentes no Cinema of Brazil Festival 2018. Além do filme de Lúcia Veríssimo, o festival conta com os seguintes títulos e diretoras: Vazante, de Daniela Thomas, a ser exibido no último dia do evento; Divinas Divas, de Leandra Leal; Mulher do Pai, de Christiane Oliveira; Pendular, de Julia Murat; Baronesa, dirigido por Juliana Antunes; Aos teu olhos, de Carolina Jabor; Piripkura, com Mariana Oliva na direção.

divinas divas

Cena de Divinas Divas, de Leandra Leal

Se você chegou a este post depois do encerramento, a gente pode assegurar: vale a pena ver o vídeo acima: ele é o registro de um dia histórico para o cinema brasileiro no exterior:  o dia em que um festival de cinema abriu as portas para o talento das brasileiras diretoras  de cinema.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv