clube dos brasileirinhos
português para
crianças em londres

A ideia nasceu em 2009, quando 3 mães, casadas com ingleses, descobriram que também tinham em comum as dificuldades de ver as filhas, todas na mesma faixa etária, falando a língua portuguesa. Elas se organizaram, envolveram mais famílias que dividiam as mesmas preocupações, encontraram uma professora, um pequeno espaço e criaram o Clube dos Brasileirinhos, nome sugerido por uma das crianças participantes.

Para saber um pouco mais dessa história, a gente passou uma manhã de sábado, dia em que o Clube dos Brasileirinhos funciona, acompanhando este belo trabalho coordenado por Silvia Fermo e Claudia Garwood, ambas brasileiras, e a franco-italiana Alice Soares.

Silvia Fermo

Silvia Fermo

Conheça:

Uma organização que trabalha pela língua portuguesa no exterior

Um pouco do que a gente viu lá está compartilhado no vídeo ao lado: dentro de uma atmosfera muito agradável, coordenadoras, professoras, pais e filhos, dividem um espaço extremamente lúdico, onde o objetivo é fazer com que as crianças falem o português num ambiente de muita diversão. Para isso, o Clube oferece atividades que envolvem música, teatro, capoeira, brincadeiras e leituras.

Clube dos Brasileirinhos

Entramos no espírito do ambiente e cedeu a câmera para que as crianças produzissem algumas das imagens que você vai ver em nosso vídeo. Com o crescimento do interesse pelo aprendizado do português brasileiro, além da divulgação que o trabalho do Clube dos Brasileirinhos tem tido na mídia, aumentou o número de pais que buscam vagas para os seus filhos.

Clube dos Brasileirinhos

Por isso mesmo, a partir do dia 20 de abril de 2013, o Clube vai ganhar um espaço maior, na George Eliot Primary School, Marlborough Hill, St John’s Wood, ampliando, assim, a capacidade de atender mais filhos e filhas de brasileiros e/ou brasileiras, que vivem em Londres.

clube dos brasileirinhos

Hoje, uma das prioridades do Clube é conseguir mais apoio do Governo Brasileiro, principalmente através da elaboração de um currículo específico para o caso destas crianças. Se você, de alguma forma, pode cooperar com este belo trabalho, é fácil entrar em contato através da página do Clube dos Brasileiros no Facebook. Ver o vídeo ao lado pode ser o primeiro passo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv