corrida de cachorro
coisas típicas de londres

Você já viu uma corrida de cachorro?

A gente sabe, claro, que este não é o primeiro programa na lista de quem curte esportes. A prova disso é um esporte em decadência. Por outro lado, se você curte história, documentários, saber mais é sempre importante. E se estamos falando de Londres, estamos falando de um lugar onde muita coisa é diferente do Brasil. Como ver cachorros disputando corridas já foi algo bem londrino e ainda há aqueles que resistem, temos no vídeo acima um registro de uma dessas coisas de Londres.

Descubra mais:

Curiosidade de Londres: um brasileiro pedala um Rickshaw no centro da cidade

Quem está ligado no Canal Londres, sabe: um dos nossos objetivos é, sempre que possível, mostrar coisas de Londres de uma maneira peculiar. A ideia é sempre buscar para você uma perspectiva nova, diferente. Só uma coisa não muda: é sempre um ponto brasileiro. Foi com esse espírito que a gente resolveu documentar o ambiente londrino onde as corridas de cachorro acontecem.

 

Corrida de Cachorro – tradição e decadência

O local escolhido foi o Wimbledon Greyhound Stadium, a mais famosa arena para corrida de cachorro do país, inaugurada em 1928. De lá, ele mostra este esporte que é uma tradição centenária. Mais que isso, é parte da cultura inglesa. Não apenas pelo o esporte em si, mas a tradição inglesa de se apostar em tudo. Aliás, casas de aposta em cada esquina da cidade é também uma dessas coisas de Londres.

corrida de cachorro em londres

Um esporte em decadência

É bom deixar claro que a gente não está aqui fazendo o papel de advogados desse esporte. A verdade é que, embora não ostente a popularidade de épocas passadas, ele existe e faz parte da cultura desse país. Talvez semelhante às tourada na Espanha e a briga de galos pelo interior do Brasil. Por ser um esporte que envolve animais, tornou-se alvo dos que condenam esta prática. Não há dúvida de que uma atividade onde o praticante não tem escolha, não se pode chamar de esporte. Esta é a principal razão porque a corrida de cachorro na Inglaterra está em decadência.

corrida de cachorro em londres

Exatamente pela polêmica que é capaz de gerar, produzir este vídeo foi um desafio. Só conseguimos permissão com a condição de que as nossas filmagens fossem monitoradas durante todo o tempo. A bem da verdade, porém, a gente deve dizer que isso não limitou em nada o nosso trabalho. É mais uma dica de coisas de Londres para você conhecer aspectos diferentes da cultura inglesa.

Atualização: em março de 2017, o Wimbledon Greyhound Stadium viu a sua última corrida de cachorro, encerrando uma tradição de 89 anos.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv