canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

como a copa do mundo vai
afetar o calendário da premier league?

A cada quatro anos, a Copa do Mundo demanda de clubes e ligas um esforço extra. Os times têm que ceder os seus craques para as seleções e os campeonatos precisam mudar as datas para acomodar o período de competição do Mundial. No entanto, nenhuma outra Copa do Mundo exigiu tantas alterações como a que será disputada este ano, no Catar.

troféu copa do mundo

O principal torneio de futebol do planeta é jogado entre os meses de junho e julho, verão no hemisfério norte e inverno na parte sul do planeta, porém, é impossível jogar uma partida no verão do Catar. As temperaturas alcançam os 45ºC e, nos piores dias, podem chegar até 50ºC. Além disso, nessa época do ano o país do oriente médio é acometido por um fenômeno natural chamado “El Chamal”, que gera fortes rajadas de ventos e, ocasionalmente, tempestades de areia.

Como o clima se mostrou um oponente imbatível, a FIFA optou por mudar as datas da competição, que vai começar dia 21 de novembro e terminará dia 18 de dezembro. Com essas mudanças, será a primeira vez na história que uma Copa do Mundo acontecerá “fora de época”, uma vez que todas as anteriores foram celebradas no meio do ano.
Novas datas, pausa e retorno.

estadio de futebol

Novas datas, pausa e retorno

A mudança no calendário impactou a organização dos campeonatos ao redor do mundo, em especial, as datas da Premier League, que tem nos meses de novembro e dezembro o meio da temporada, época em que os clubes estão entrosados e a sequência de jogos é intensa, além de coincidir com os confrontos eliminatórios da Champions League e Europa League.

O calendário para a temporada 2022/23 foi divulgado, a Premier League começará dia 6 de agosto de 2022 e a sua última rodada será disputada dia 28 de maio de 2023. A pausa para o mundial do Catar começará no dia 13 de novembro, apenas uma semana antes do pontapé inicial do Mundial. Algo que preocupa os treinadores das seleções nacionais, pois o risco de lesão é inerente à prática do esporte e o tempo de descanso é fundamental para a recuperação dos atletas e a diminuição dos riscos. O recomeço da liga inglesa será em grande estilo: dia 26 dezembro, a tradicional rodada do boxing day marcará a retomada da competição.

É a primeira vez que a Copa do Mundo influencia tanto o calendário do futebol europeu já que, normalmente, são as equipes sul-americanas que sofrem com a pausa das competições e a “perda” de jogadores para as suas respectivas seleções.

camisas futebol

Enquanto a bola não rola…

A ansiedade antes de cada temporada é imensa. Enquanto os gramados estão sendo preparados para a bola rolar, nos escritórios dos dirigentes os telefones não param de tocar e os e-mails chegam a todo momento. É o período de transferências. Os times estão em busca dos jogadores que vão completar os elencos para mais uma temporada em busca da glória.

O Manchester City, por exemplo, já anunciou a contratação da jovem estrela Erlin Haaland, do Borussia Dortmund. No clube vizinho, o Manchester United, o caminho é o oposto: após mais uma temporada decepcionante, muitas saídas são esperadas. E nas equipes da capital as mudanças também estão ocorrendo. O Arsenal já se despediu do atacante francês, Alexandre Lacazette, e para a posição está em busca do brasileiro Gabriel Jesus. Já o lado azul de Londres espera por um sinal. O Chelsea, que acaba de ser vendido, está em stand by e os novos rumos do time serão definidos pela nova junta diretiva.

Apesar de toda a preparação das equipes, a análise dos jornalistas especializados e a empolgação dos torcedores, a possibilidade de uma grande zebra sempre ronda o futebol. Afinal, quem não se lembra do histórico — e inesperado — título do Leicester City na temporada 2015/16? O time dirigido por Claudio Ranieri e liderado pelos atacantes Jamie Vardy e Riyad Mahrez supreendeu o mundo sagrando-se campeão com duas rodadas de antecedência, deixando os , então big 4 (Manchester United, Arsenal, Liverpool e Chelsea), a ver navios.

Como diz o famoso jargão do esporte, o futebol é mesmo uma caixinha de surpresas. Seja em torneios nacionais ou em Copas do Mundo. Quem sabe uma zebra também não apareça no Catar? É esperar para ver.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x