como alugar as bikes
da prefeitura de londres?

Quem está de passagem ou mora na capital britânica mas não pretende gastar muito para circular pela cidade e seus parques, uma super dica é o uso das bikes da prefeitura de Londres.

Com a construção da Cycle Superhighway, que vai beneficiar ciclistas de Norte a Sul e de Leste a Oeste, Londres deve aumentar significativamente o seu número de ciclistas. O serviço diário de aluguel das bicicletas do Santander, possui ao todo 11,500 bicicletas, distribuídas em 742 estações por toda a cidade.

santander-leisure_TFL

As conhecidas “Boris Bikes” (em referência ao nome do prefeito Boris Johnson) ou ainda “Barclays Bikes”, estão de cara nova. Com a substituição do banco patrocinador, do Barclays para o Santander, as antigas azuis estão ficando vermelhas. A cidade está ampliando o serviço com novas bikes, estações e ciclovias, mas o sistema e o valor do aluguel diário continua o mesmo para o usuário.

Descubra mais:

Indo pro trabalho de bike em Londres

Explore Londres num passeio de bike com 3 horas de duração

O que fazer para utilizar o serviço das Bikes? Passo-a-passo:

Passo a passo

1) É necessário possuir um cartão de débito/crédito e se dirigir a um dos terminais eletrônicos onde se localizam as bicicletas.

2) Pressione o botão Hire a Bike (alugue uma bicicleta). Será então gerado um código de 5 dígitos impresso, que permitirá retirar a bicicleta da estação.

Passo a passo2

3) Escolha a sua bicicleta e digite o código impresso de 5 dígitos do seu bilhete e aguarde, assim que a luz estiver verde, você pode retirar sua bike. Após a impressão, o ciclista tem até 10 minutos para retirar a bicicleta, e a mesma deve ser feita na estação em que o procedimento foi feito.

Passo a passo3

4) Ao retornar ou chegar à estação final, ponha sua bicicleta no local destinado ao encaixe e aguarde a luz verde para confirmar. Se não houverem espaços de encaixe disponíveis nesta estação, dirija-se ao terminal eletrônico e selecione “No Docking Point Free”. Você receberá 15 minutos extra de uso até chegar à estação mais próxima, indicada pelo próprio terminal.

Quanto custa?

Pelo preço de 2 libras é permitido o acesso de 24 horas (os 30 primeiros minutos são gratuitos – pelas 2 libras já pagas). Se o ciclista ultrapassar 30 minutos, em cada jornada, será cobrada uma taxa de 2 Libras extras.

Exemplos:

A jornada de Juan
Para alugar, Juan compra o acesso de bicicleta por 24 horas e usa uma delas por 15 minutos. Mais tarde naquele dia ele pega outra bicicleta por 25 minutos. Ambos percursos foram menos de 30 minutos e dentro das 24 horas de acesso. Juan vai pagar apenas 2 Libras.

A jornada de Claire
Para alugar, Claire compra o acesso de bicicleta de 24 horas, mas ela usa uma bicicleta por 45 minutos. Ela pega outra mais tarde, naquele mesmo dia, em outro horário, por 55 minutos. Ambas viagens duraram entre 30 minutos e uma hora. Portanto será cobrado no cartão de Claire a tarifa de acesso extra de 2 Libras, por cada vez que excedeu os 30 min. Seu custo total será de £6.

A jornada de Latisha
Para alugar, Latisha compra o acesso de bicicleta por 24 horas e passeia pelo parque durante 1 hora e 45 minutos, e retorna sua bicicleta nas proximidades. Os primeiros 30 minutos são gratuitos e cada período extra de até 30 minutos custa £2, então Latisha paga £8 no total.

Elas são seguras?
As bicicletas são inspecionadas e reguladas diariamente, mas se acontecer algum imprevisto e a mesma quebrar, vá até a estação de bikes mais próxima, coloque-a no local de encaixe, então, aperte o botão vermelho “Fault”, para que ela receba os reparos necessários. Em seguida, você escolhe uma nova bicicleta para substituir e continuar seu trajeto.

Mas atenção! O seu período de acesso à bicicleta começa a ser contado assim que o pagamento for confirmado, ou seja, assim que o recibo for impresso pela máquina. Portanto, se você pretende usufruir as 24 horas de acesso, nada de pegar o ticket de manhã e ir passear pela tarde, ok?

Qual a forma de pagamento?
O sistema aceita todos os cartões de crédito ou débito (não aceita dinheiro ou Oyster Card). Você deve ter 18 anos ou mais para alugar uma bicicleta e mais de 14 para montar uma.

E como devolvo a bike?

Quando você finalizar sua jornada e voltar para a estação certifique-se que a luz verde acende para mostrar que a bicicleta está bem encaixada. Se isso não acontecer, sua viagem ainda estará sendo contabilizada pela máquina.

:: Santader Cycles – Londres
Self-service
24 horas, todos os dias do ano
Mais de 11.500 bikes
Rede de 742 estação de bicicletas (em um perímetro de 100 km²)
Infos: http://www.tfl.gov.uk/modes/cycling/santander-cycles

 

*Colaborou CH Straatmann

Lívia Rangel é jornalista cultural. Editora-fundadora da revista eletrônica www.ElevenCulture.com, publica, às terças e quintas-feiras, aqui no Acontece. Nas horas vagas, escreve poemas, produz festas e ataca de DJ em Londres. E-mail: lira.comunicacao@gmail.com

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv