como funciona a união europeia

o parlamento europeu, em bruxelas

Saber como funciona a União Europeia tornou-se ainda mais importante. Crise na Grécia, crise de imigrantes e disputas regionais, são temas que estão em pauta. Em nossa viagem a Bruxelas, a capital política da Europa, conversamos com brasileiro Peter Pasoli sobre o tema. Além de conhecer muito bem a cidade, Peter é cientista político. Mestre em Globalização e Políticas Públicas, ele trabalhou no Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. Portanto, a pessoa ideal para mostrar onde fica e como funciona a União Européia.

como funciona união européia

Parlamento Europeu – Bruxelas

Saiba mais:

Como viver legalmente no Reino Unido e na Europa

Mais importante que saber onde fica, o Parlamento Europeu o que ele faz. A partir daí, fica mais fácil entender como funciona a União Europeia. No vídeo acima, você fica sabendo como ela se originou e como é formado. Peter também aborda questões como as vantagens e desvantagens que toda a estrutura representa para a população de Bruxelas. Mas não ficamos por aí.

como funciona o parlamento europeu

O lugar para onde a crise europeia converge

Poucos temas são tão atuais neste ano de 2015 quanto a questão migratória. Ela atinge todos os países do continente. Com a crise econômica, iniciada em 2008, velhos fantasmas voltaram. Com isso, todos os holofotes se viram para o Parlamento Europeu. Com influência que a política exerce em nosso dia-a-dia, saber como funciona a União Europeia é fundamental para se entender como as peças do xadrez político europeu são movidas.

como funciona união européia

Peter Pasoli – Parlamento Europeu

Peter faz um breve resumo da história que deu origem à União Europeia, mostra como os estados-membros são representados no Parlamento Europeu e como funcionam as diversas comissões que tratam de assuntos específicos. Você também vai ter uma panôramica da Praça Luxemburgo, cercada de bares que funcionam como uma extensão das atividades políticas exercidas por parlamentares, funcionários e lobistas.

visita ao parlamento europeu em bruxelas

Sede do Parlamento Europeu

Um dos temas tocados por Peter é o da imigração. É algo que sempre vem à tona quando uma crise econômica invade o espaço europeu. Por isso, tornou-se bandeira de partidos que defendem o fechamento das fronteiras nacionais, colocando em cheque um dos pilares que sustentam a União Européia, que reúne 28 países do Velho Continente.

como funciona união européia

Parlamento Europeu

Neste tema, Peter fala com a segurança de quem tem experiência em lidar diretamente com o problema, durante o período em que trabalho no Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. Vale destacar que Peter também é fotógrafo e você pode conhecer um pouco do trabalho dele nesta área, aqui.