canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

comunidade brasileira em londres
uma londres para brasileiros

A comunidade brasileira em Londres está espalhada por toda a cidade.

Não é raro para quem anda de metrô, trem ou ônibus ouvir o português brasileiro. Mas existe uma região da cidade onde os nossos imigrantes criaram um pequeno Brasil: Willesden Green, no noroeste de Londres, tornou-se a casa de cerca de 60 mil compatriotas. É um território verde e amarelo fora do Brasil. Pode-se afirmar, sem exagero que Willesden Green é uma Londres para brasileiros.

willesden green londres

Saiba mais:

Os serviços prestados pelo Consulado para os brasileiros em Londres

Little Brazil – o pedaço dos brasileiros em londres

É interessante observar que o retrato dessa comunidade, formada por aqueles que decidiram sair do país para buscar uma vida melhor no exterior, é formado por pessoas de todas as idades. Entre os mais velhos, adultos ou idosos, a razão é quase sempre econômica.

Já entre os jovens, há aqueles que vieram para juntar-se à famíla ou nasceram aqui. São pessoas que encontraram na capital inglesa uma chance de uma vida melhor. São, ao mesmo tempo, totalmente dedicadas ao trabalho.

brasileiras em londres

Brasileiros em Londres – unidos por um sonho

O resultado é um pequeno e representativo mosaico, um pedaço do Brasil em solo londrino. Ali, é possível perceber o que os une: a conquista do sonho que, de certa forma, lhes foi negada no país de origem.  Por outro lado, viver na mesma região significa conforto. Significa estar perto de parentes e amigos, além do acesso mais fácil ao trabalho.

Para quem não teve a oportunidade de aprender inglês é uma espécie de porto seguro. Patrões, empregados e colegas de trabalho falam a mesma língua: o nosso português. Mas o que é conforto também é uma grande barreira para a integração à cidade onde vivem.

comunidade brasileira em londres

Comunidade brasileira em Londres – diferenças, sonhos, conformismo

Por outro lado, é fácil perceber que, dentro desse espaço, existem diferenças. Em geral, os adultos, ou aqueles que já estão há mais tempo, se acomodaram. Já a geração de brasileiros que chegaram ainda muito novos ou nasceram em Londres, têm uma perspectiva e um modo de vida diferente.

Eles se integram mais facilmente à cultura local. Os adolescentes estudam em escolas inglesas, têm amigos de outras nacionalidade e frequentam ambientes fora do raio em que vivem. Principalmente para as novas gerações, a cidade oferece muitas opções de lazer e programas culturais.

brasileiros em londres

O sonho brasileiro da volta pra casa 

Quando o tema é voltar para o Brasil, também percebe-se, claramente, uma divisão: os que não sabem e parecem não se preocupar com isso e os que sonham com a volta. Mas parece existir também um grupo que, mesmo sonhando com a volta, já não tem forças para encarar uma nova mudança. Por outro lado, é fácil encontrar aqueles que já tentaram a viagem de volta. A decepção com o país que encontraram o fizeram retornar à condição de imigrantes brasileiros em Londres.

comunidade brasileira em londres

Londres para brasileiros e sem cartão postal

Quem chega a Willesden Green logo percebe o quanto a região é diferente da Londres que se conhece através da mídia. Não é um lugar diferente de qualquer bairro de grandes cidades. É uma Londres sem o glamour de cartões postais como o London Eye e o Big Ben, Tower Bridge, por exemplo. De certa forma, um gueto, um grupo isolado e sem acesso à rica cultura que a cidade oferece. Mas conhecer de perto este grupo de compatriotas é fascinante pelo lado humano.

brasileiros em londres

Brasileiros que buscam em Londres um futuro melhor

Esse pedaço de Londres para brasileiros é formado por pessoas que buscam no trabalho a chance de construir uma vida digna. Sonham em oferecer aos filhos o que não tiveram: educação, segurança e conforto. Pessoas que querem um futuro com uma aposentadoria que os permita uma vida digna. É por isso que eles acabaram formando, na capital da Inglaterra. Este vídeo é uma homenagem do Canal Londres a essa brava gente da nossa terra.

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucia
Lucia
1 ano atrás

Moro na Noruega ?? a muitos anos. Já ouvi falar desse lugar. Tenho vontade de conhecer. Principalmente porque não é tão longe daqui. Deve ser legal ir a um lugar na Europa com um pouco do Brasil?Um dia apareço lá pra conhecer. E fazer umas comprinhas Brasileiras. ????

Paul W Dixon
Paul W Dixon
3 anos atrás

Mas o Little Brazil não era BRAZILwater, perto de Notting Hill?

Canal Londres
3 anos atrás
Reply to  Paul W Dixon

Não temos conhecimento sobre esse Little Brazil, Paul. Abs, Silvino

Tonico Bronco
Tonico Bronco
1 ano atrás
Reply to  Paul W Dixon

Ali era ha muitos anos, e brazucas que vieram pra trabalhar em bons empregos. Hoje Willesden Green eh pros fracassados, e nego illegal ganhando 10 por hora haha

Cris Lima Marques
Cris Lima Marques
3 anos atrás

Olá quero tirar umas duvidas sobre como morar em Londres, alguém ai para me ajudar??? Desde já muito grata.

Canal Londres
3 anos atrás

Olá Cris, antes de tudo, mil desculpas, não fomos avisados da tua mensagem e só vimos agora. Se ainda for possível ajudar, envie um email para info@canallondres.tv, que será um prazer. Abs, Silvino

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
6
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x