hampstead
bairro no norte de londres
Hampstead é um bairro com cara de vila.
Conhecer essa região londrina é um belo programa. Tanto para o turista como quem mora na capital londrina. É um passeio vale muito a pena, por diversas razões. Algumas delas, você vai descobrir na companhia da brasileira Thaís Lima, no vídeo acima. Thaís mora na cidade há mais de uma década e conhece bem esta região da cidade. Ela também mantém o blog Thais em Londres, com dicas para quem quer saber mais sobre a cidade pela qual é apaixonada.
Descubra mais:
Parkland Walk, uma trilha que já foi trilho
Hampstead – cara de vila, mas para poucos
Embora tenha uma cara de vila interiorana, morar ali custa muito. Hampstead é um dos mais exclusivos bairros londrinos. É um lugar para quem pode pagar o preço de casas milionárias. A Church Row é bela pelas suas casas e suas árvores. Para mostrar este lugar tão especial, a nossa guia escolheu uma rua que tem beleza e história ao mesmo tempo.
É uma rua que sobreviveu intacta às dezenas de bombardeios que a área sofreu durante a Segunda Grande Guerra. A curiosidade fica por conta das “fanlight”, semicírculos acima das portas, que eram usados para identificar as casas, antes da criação do sistema de numeração.

Thais Lima
A igreja do criador de Drácula
Andando em direção ao final da Church Row, Thaís leva você até a St John-at-Hampstead. É uma igreja do século XIV, mas duas de suas principais atrações estão no cemitério, na lateral da igreja. O que se diz é que Bram Stoker, o criador do Drácula, ia até lá para buscar inspiração para escrever suas cenas mais macabras.
Ali também está enterrado John Constable, pintor do século XIX, que viveu e morreu ali. Além de contar uma bela curiosidade a respeito de Constable mais tarde, Thaís mostra a casa onde ele morou.
No lado oposto à igreja, uma rua estreita e charmosa, a Holly Walk, é um convite para a continuação do nosso passeio. Do lado direito, fica a continuação do cemitério. Uma vez que esta é uma área habitada por muitos artistas, muitos dos habitantes do cemitério são pintores, atores, atrizes, cantores e cantoras famosas. Isso confirma que, para quem curte conhecer vida de celebridades, este é, sem dúvida, um desses lugares para passear em Londres.
Depois das igrejas, o pub
Na mesma Holly Walk fica a histórica e diferente St Mary Church. Histórica porque foi a primeira igreja católica construída no bairro, depois da reforma anglicana. Diferente porque, com as suas cores azul e branca, ela lembra mais uma dessas igrejas que a gente vê no interior do Brasil. É uma igreja que, como Thais conta, está muito ligada à comunidade francesa.
Na reta final dessa volta por este charmoso quarteirão de Hampstead, vamos em direção ao Holly Mount. É uma subida leve e que vale a pena fazer. A primeira parada é para ver e saber mais sobre o Holly Bush, um dos pubs mais tradicionais do bairro.
Vale a pena até para quem não é de frequentar pub. A razão é simples: o Holly Bush é lindo. A sua frente é digna de um cartão postal. No final da rua, um pequeno segredo: uma vista maravilhosa do centro de Londres e uma constatação: visitar esta parte do norte da cidade na companhia de quem conhece é outro passeio.