conversa com o diretor de cinema odilon rocha

a novela das oito – o filme

“A Novela das Oito”, do diretor Odilon Rocha, é um exemplo de como a determinação e a persistência são fundamentais para a realização de um projeto. Para você ter uma ideia, entre o surgimento da ideia e a finalização do filme passaram-se 16 anos. Odilon vive em Londres há mais de duas décadas,

Antes de se tornar diretor, Odilon foi assistente de figurino no filme Quatro Casamentos e Um Funeral. Também fez cursos em duas Escolas de Cinema em Londres. O projeto do seu primeiro filme começou a decolar depois que o roteiro ganhou o que ele chama de “uma estampa de qualidade”.  O roteiro de “A Novela das Oito” foi selecionado pelo Talent Campus, do prestigiado Festival de Cinema de Berlim.

Saiba mais:

Fazendo cinema independente em Londres

Longo caminho, muita determinação

Até ser premiado em festivais de cinema no Rio, Torino e Lisboa, não foi um caminho que possa se chamar de fácil. Embora “A Novela das Oito” tenha um título que parece revelar o conteúdo do filme, Odilon foi além. A partir da curiosidade despertada durante a leitura de um livro sobre a ditadura militar, e inspirado na novela Dance Days, de 1978, juntou ficção e realidade para construir uma estória.

No vídeo acima ele também expressa o que pensa em relação à arte de fazer cinema. Faz considerações sobre o cinema que tem sido feito em Pernambuco, de onde ele vem, por exemplo. Quem ainda não teve oportunidade de assistir “A Novela das Oito”, pode ver algumas cenas que selecionamos do filme, em nosso vídeo. A atriz Cláudia Ohana é a protagonista da trama.

Em Londres, o filme foi exibido na Embaixada do Brasil em Londres, como parte das atividades do Cine Club.  É uma iniciativa do departamento cultural da embaixada, que merece aplausos. É uma oportunidade para que diretores e produtores mostrem os seus trabalhos, mas também para o brasileiro que vive em Londres.  Afinal, para quem vive longe do país, não é fácil se manter atualizado sobre a produção do nosso cinema.

© 2009 - 2016 - Canallondres.tv - Todos os direitos reservados /